O sonho de engravidar de gêmeos é complexo e pode ser alcançado naturalmente ou facilitado a partir da realização de tratamentos de Reprodução Assistida.
A gestação gemelar é o sonho de muitos casais que planejam a chegada do bebê e buscam encontrar métodos e técnicas para terem dois ou mais filhos em uma única gestação.
Além disso, muitas tentantes optam por tratamentos de Reprodução Assistida e associam os seus resultados diretamente às gestações gemelares. No entanto, as futuras mamães que se perguntam como engravidar de gêmeos devem ter em mente que esse objetivo pode ser complexo e sujeito a uma série de fatores.
Tenha em mente que a gravidez de gêmeos pode acontecer das seguintes formas:
- Gêmeos bivitelinos – quando dois ou mais óvulos são liberados e fertilizados por dois ou mais espermatozoides, ou seja, ocorrem duas ou mais fecundações independentes;
- Gêmeos univitelinos – quando um único óvulo é fertilizado por um único espermatozoide e, durante o período de divisão celular, divide-se em dois embriões.
Desta forma, saiba se há terapias que possam ser aplicadas e como a predisposição genética é determinante para quem se pergunta como engravidar de gêmeos.
Índice
Qual a probabilidade de ter gêmeos?
A probabilidade de uma gestação gemelar está atrelada a fatores como a idade da tentante, sua reserva ovariana, histórico familiar, entre outros. Estima-se que, de maneira natural, as chances de engravidar de gêmeos variam de 1,5% a 3%. No Brasil, 10 a cada 1.000 casos de gestação são de gêmeos bivitelinos.
Métodos naturais para engravidar de gêmeos
A tentante que pensa em como engravidar de gêmeos costuma utilizar técnicas naturais para realizar esse sonho.
A genética está entre os principais fatores para o desenvolvimento de uma gestação gemelar. O histórico de uma gravidez múltipla na família pode ser o sinal de uma predisposição genética em que algumas mulheres passam por uma dupla ovulação, liberando mais óvulos para fecundação ao mesmo tempo.
Vale ressaltar que, mesmo que mulheres acima dos 35 anos tenham uma redução significativa na capacidade reprodutiva, as chances de engravidar de gêmeos naturalmente podem ser maiores entre esse público. Essa condição é consequência dos picos de FSH, hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos óvulos, que podem ser observados em mulheres em idade reprodutiva avançada e causam a liberação de mais de um óvulo por vez.
Existe algum tratamento para engravidar de gêmeos?
Não há um método ou tratamento direcionado especificamente para alcançar a gestação gemelar. Mulheres que pensam em como engravidar de gêmeos devem estar cientes de que, além das tentativas por métodos naturais, existem acompanhamentos e tratamentos de Reprodução Assistida que podem aumentar essas chances, mas não possuem como objetivo a gravidez múltipla, e sim o sucesso da gestação.
A estimulação ovariana por meio do uso de hormônios pode ser um dos tratamentos tidos como método para engravidar de gêmeos, uma vez que a administração injetável ou oral pode aumentar o número de folículos e ampliar a possibilidade de gestação múltipla.
Porém, esse estímulo deve sempre ser acompanhado por um médico especialista em Reprodução Humana, já que a prescrição desses hormônios deve ser controlada e direcionada para casos específicos de tratamento de infertilidade ou como etapa de outros tratamentos de Reprodução Assistida.
Dentre esses principais tratamentos, a FIV é uma técnica eficaz e comumente atrelada à gestação gemelar por aqueles que pesquisam sobre como engravidar de gêmeos. A chance de engravidar de gêmeos também é maior durante a fertilização in vitro, já que os profissionais estão autorizados a transferir mais de um embrião por vez para o interior da cavidade uterina no momento da transferência embrionária.
No entanto, a definição da quantidade de embriões transferidos é controlada e varia de acordo com a idade da futura mamãe. Mulheres com até 37 anos podem receber 2 embriões por vez, enquanto as mulheres com mais de 37 anos podem receber, no máximo, 3 embriões. Em casos de embriões biopsiados previamente e com resultado normal, somente podem ser transferidos até 2 embriões, independentemente da idade da mulher. Em todos os casos, a quantidade de embriões transferidos visa aumentar as chances de sucesso do tratamento, tendo em vista que não há a confirmação de que os dois ou mais embriões possam se desenvolver juntos.
Como ter uma gravidez gemelar tranquila?
A tentante que busca saber como engravidar de gêmeos precisa se lembrar que essa é uma gestação delicada e que pode apresentar riscos. Entre os principais estão o aborto espontâneo, o descolamento de placenta, prematuridade ou malformação fetal.
Porém, não se apavore, pois a gravidez de gêmeos pode ser tranquila e segura tanto para a mamãe quanto para os bebês. É fundamental que o acompanhamento pré-natal seja seguido à risca e que a gestante atente-se às recomendações médicas.
A alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais deixará todos saudáveis, reduzindo o risco de doenças como anemias, diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia. Vale lembrar que um cuidado muito importante está na prática de exercícios físicos regularmente.
Sempre alinhada com o seu médico ginecologista e obstetra, a gestante deve escolher atividades seguras e que possam ajudar no fortalecimento da musculatura pélvica, diminuição do estresse e prepará-la para o parto.
Verdades e mentiras sobre como ter gêmeos
Na busca por respostas sobre como engravidar de gêmeos, muitas informações podem ser imprecisas ou até mesmo falsas. Confira alguns dos mitos e verdades.
- Há mais chances de engravidar de gêmeos quando há histórico de gestação gemelar na família: verdade. Existem genes responsáveis pela concentração hormonal, e o histórico, principalmente da família materna, aumenta as chances de gestação gemelar.
- Todas as gestações gemelares serão prematuras: mito. O pouco espaço para os dois bebês na bolsa amniótica tende a antecipar o parto para antes das 37 semanas, porém muitos gêmeos podem nascer dentro do período planejado.
- Mulheres lactantes têm mais facilidade para engravidar de gêmeos: verdade. Estudos indicam que a mulher que engravida durante a amamentação possui mais chances de ter uma gestação gemelar. No entanto, é indicado que a lactante aguarde a recuperação pós-parto e invista em uma nova gravidez apenas com acompanhamento médico.
Ao buscar formas de como engravidar de gêmeos, conte sempre com um médico especialista em Reprodução Assistida para avaliar as suas chances e evitar métodos ineficazes.
Fontes: