A realização da primeira consulta de pré-natal é o cuidado mais importante que a mulher deve tomar quando descobre que está grávida.
Por se tratar de um acompanhamento médico obstétrico indicado para todas as gestantes, ela visa acompanhar periodicamente a saúde da grávida e de seu bebê durante todo o período gestacional. Vale lembrar que esse cuidado já pode ser tomado até mesmo antes da paciente obter a gravidez, por meio da realização da consulta pré-concepcional, onde o ginecologista deverá fornecer todas as orientações a respeito dos exames de pré-natal que devem ser realizados, das vitaminas que devem ser ingeridas e das vacinas que devem ser atualizadas para esse período.
Em linhas gerais, a primeira consulta de pré-natal é importante para orientar a gestante sobre todos os cuidados que a mesma deverá ter durante o período gestacional. Estas orientações vão muito além da avaliação física da paciente, pois o obstetra vai orientar a gestante sobre sua nutrição, os cuidados com a gestação, a prática ou não de atividades físicas, o aleitamento materno, o trabalho de parto, entre outros assuntos.
Índice
O que levar na primeira consulta de pré-natal?
Este item é muito importante, pois a paciente deve se planejar antes de comparecer a primeira consulta de pré-natal. Aqui vão algumas dicas:
- Comece listando todos os medicamentos ou substâncias ingeridas e sua periodicidade de uso;
- Leve sua carteira de vacinação. O médico vai verificar se as vacinas estão em dia e orientar quais vacinas devem ser atualizadas;
- Anote o início do seu período menstrual. Esta informação será importante para que ele possa realizar a programação das consultas e para que possa determinar a data provável do parto;
- Esteja preparada para realizar procedimentos de uma consulta ginecológica;
- Leve exames realizados recentemente.
Estes cuidados vão garantir que você forneça todas as informações necessárias para o planejamento correto da sua primeira consulta de pré-natal.
Quando devo agendar a primeira consulta de pré-natal?
A primeira consulta de pré-natal deve ocorrer imediatamente após a confirmação da gravidez e não deve ultrapassar os primeiros três meses de gestação. Essa fase inicial da gravidez é fundamental para que a datação da mesma seja estabelecida com precisão, diminuindo possíveis erros na data provável do parto. Além disso, a consulta é fundamental para orientar a paciente com relação à importância do uso de Ácido fólico durante os primeiros três meses de gravidez, além de possibilitar a marcação correta do exame de ultrassom morfológico do primeiro trimestre, que deve ser realizado entre onze a quatorze semanas de gravidez e que serve como exame de rastreamento para possíveis alterações cromossômicas fetais.
Esta consulta inicial possui uma importância vital tanto para a paciente quanto para o médico.
A relação precisa ser estabelecida com segurança e confiança por ambas as partes. Por isso, é muito importante que a grávida conheça o seu médico e, preferencialmente, possua referências de amigos, parentes ou de órgãos competentes. Em contrapartida, ela deve responder claramente todos os questionamentos e realizar os procedimentos solicitados.
Quais exames devem ser solicitados na primeira consulta de pré-natal?
Nesta primeira consulta de pré-natal, o profissional realizará a avaliação física e gestacional, aferição da pressão arterial, medição do peso, solicitará exames, questionará os sintomas que apresenta, perguntará como é o seu estilo de vida, a convivência e rotina com seus familiares, ou seja, realizará uma anamnese e exame físico completos.
Os principais exames solicitados são:
- Hemograma Completo;
- Glicemia de jejum;
- TSH e T4 livre;
- Colesterol total e frações;
- Tipagem sanguínea (ABO/Rh) e pesquisa de Coombs indireto – no caso de pacientes com tipagem sanguínea Rh negativo, a tipagem sanguínea do parceiro deverá ser solicitada;
- Sorologias para HIV, sífilis, hepatite B, hepatite C, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus e HTLV I/II;
- Exame de urina tipo I e urocultura;
- Exame parasitológico de fezes;
- Exame preventivo, também chamado de Papanicolaou;
- Exame de ultrassom obstétrico transvaginal – realizado por volta da 7ª semana de gravidez.
Próximas consultas de pré-natal:
Em termos gerais, levando-se em consideração uma gestação de baixo risco, a periodicidade das consultas deve ser mensal até o 8º mês. A partir deste período serão quinzenais, sendo que no último mês as consultas tendem a ser semanais até o momento do parto.
Como o acompanhamento pré-natal é um procedimento médico, esta periodicidade pode ser alterada caso haja recomendações ou outras alterações da gravidez ou da saúde da gestante.
Estas são recomendações básicas para uma primeira consulta de pré-natal, entretanto, vale lembrar que cada seguimento obstétrico deve ser feito de forma individualizada, podendo ocorrer mudanças de datas de consultas, solicitações de exames e etc., pois tudo depende de cada caso. Caso você tenha mais alguma dúvida, entre em contato com a clínica ginecológica BedMed e agende sua consulta!