Conheça o passo a passo da coleta de óvulos
A coleta de óvulos é uma das etapas do processo de FIV (Fertilização in Vitro). O procedimento é relativamente simples e rápido (dura, em5900 média, 20 a 30 minutos), e é realizado com sedação para evitar quaisquer desconfortos.
A seguir, saiba mais sobre a coleta de óvulos.
Índice
O que é a coleta de óvulos?
A coleta de óvulos, também chamada de captação oocitária, é o procedimento em que os óvulos maduros são retirados dos ovários da mulher para serem usados em técnicas de Reprodução Assistida, como a Fertilização in Vitro.Esse processo é realizado em ambiente especializado, geralmente em uma clínica de Reprodução Humana, onde há equipe e estrutura adequadas para garantir segurança e qualidade em cada etapa.
Antes da coleta, a mulher passa por um processo de estimulação ovariana, em que recebe hormônios para que seus ovários estimulem o crescimento de múltiplos folículos (estruturas que contêm os óvulos). O objetivo é aumentar as chances de sucesso do tratamento, já que nem todos os óvulos coletados serão viáveis para a fecundação.
Quando o tamanho da maioria dos folículos atinge de 18 mm a 20 mm de diâmetro, a mulher recebe uma nova medicação para amadurecer os óvulos, deixando-os prontos para a coleta — o que deve ocorrer cerca de 36 a 40 horas após o uso dessa medicação. Em geral, a coleta de óvulos ocorre por volta do 12º ao 14° dia de tratamento.
Qual é a diferença entre coleta de óvulos e aspiração folicular?
O termo “aspiração folicular” descreve exatamente como a coleta é feita — por meio da aspiração dos folículos com uma agulha guiada por ultrassonografia.
Já “coleta de óvulos” é o nome mais usado para descrever o processo de retirada dos óvulos dos ovários.
Como é feita a coleta de óvulos?
Quando o tamanho da maioria dos folículos atinge de 18 mm a 20 mm de diâmetro, eles são coletados por meio da aspiração folicular. O procedimento de coleta de óvulos é realizado com a paciente sedada para que ela não sinta nenhum desconforto. Em geral, a coleta leva de 20 a 30 minutos, dependendo do número de óvulos.
O médico fertileuta introduz, pela vagina da paciente, uma sonda de ultrassom com uma agulha acoplada e a guia por meio da parede vaginal até cada um dos folículos. Cada folículo é puncionado e o fluido contido neles é aspirado. O fluido é imediatamente enviado ao laboratório de embriologia, onde os embriologistas, por meio de microscópios, procuram os óvulos, os isolam e os colocam em incubadoras.
Após isso, a paciente é informada sobre quantos óvulos foram coletados no final do procedimento, embora nem todos eles sejam adequados para uso por não atingirem o nível de amadurecimento desejado. Além disso, muitos não resistem ao procedimento de punção e acabam apresentando “fraturas” ou alterações em seu interior.
A coleta de óvulos dói?
A coleta de óvulos normalmente não é um procedimento doloroso. Algumas mulheres podem sentir alguma dor, semelhante a uma cólica menstrual, por uma ou duas horas após o procedimento, enquanto outras não sentem dor. Por isso, é rotineiro administrar às pacientes que fazem a coleta de óvulos algum analgésico ao final do procedimento.
Além da cólica, pode haver um leve sangramento vaginal, mas este tende a desaparecer rapidamente. Ocasionalmente, também podem ocorrer episódios de náuseas, que geralmente desaparecem em poucas horas.
Por quanto tempo devo ficar de repouso após a coleta de óvulos?
Finalizada a coleta de óvulos, a paciente é levada para a área de recuperação, onde permanecerá por cerca de uma hora. Medicamentos para dor podem ser administrados nesse momento, conforme necessário. Devido à sedação, é preciso comparecer acompanhada no dia da coleta de óvulos e não é permitido dirigir, pois a sedação pode afetar temporariamente o raciocínio, os reflexos, o julgamento e a coordenação da paciente.
Normalmente, os médicos recomendam que a paciente permaneça em repouso o resto do dia após a coleta de óvulos para descansar e se recuperar do procedimento. É importante evitar a prática de exercícios intensos e atividades de alto impacto após a coleta de óvulos. Caminhada e atividades leves estão liberadas no dia seguinte ao procedimento.
Fontes:
