Muitas mulheres, quando diagnosticadas com cisto ovariano, costumam atribuir o ganho repentino de peso à condição. Entretanto, respondendo ao questionamento — cisto no ovário engorda? — a resposta é não.
O cisto no ovário engorda quando ele está diretamente relacionado às doenças hormonais ou quando tem crescimento exacerbado resultando em aumento da circunferência abdominal, resultando na impressão de ganho de peso.
Em resumo, o cisto no ovário não engorda. O que engorda é quando a mulher é diagnosticada com disfunções hormonais, sejam elas oriundas de doenças do órgão reprodutor feminino ou não.
Para tornar o entendimento mais simples, saiba o que são os cistos ovarianos, se os cistos no ovário podem engordar se não tratados, suas causas, sintomas e tratamentos, conforme informações cedidas pelo ginecologista obstetra da Clínica BedMed, Dr. Bruno Bedoschi.
Índice
O que são cistos nos ovários?
Segundo o ginecologista Dr. Bruno Bedoschi, de 20 a 30% das mulheres em idade reprodutiva são diagnosticadas com cistos ovarianos. Eles fazem parte do trabalho dos ovários, parte integrante do órgão reprodutor feminino.
Ou seja, os ovários produzem cistos mensalmente, pois, eles que armazenam os folículos enquanto não estão maduros para se transformarem em óvulos. Entretanto, alguns folículos podem não evoluir, ou seja, a mulher pode deixar de ovular, resultando em um cisto tendo líquido em sua composição recoberto por uma fina membrana.
A maioria dos casos é de cistos benignos, sendo comum o desaparecimento de forma espontânea em até três meses, em média. Os cistos se alojam na parede interna ou externa dos ovários, não apresentando sintomas.
O cisto no ovário não engorda uma vez que ele, na maioria das vezes, é resultado de uma disfunção momentânea dos ovários, não tendo relação com problemas relacionados a desregulação da produção de hormônios. Problemas hormonais são resultados de outras doenças do órgão reprodutor feminino, sendo a Síndrome do Ovário Policístico (SOP) uma delas.
Conforme Dr. Bedoschi, os tipos de cistos ovarianos são:
Cistos funcionais
São cistos benignos que derivam do funcionamento dos ovários. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de folículos que, quando amadurecem, se transformam em óvulos.
Porém, quando esse cisto não rompe, ou seja, não ocorre a ovulação, o resultado é um cisto. O tamanho varia entre 2,5 até 10 centímetros e não demanda tratamento específico, desaparecendo em até três meses. Ele pode ser denominado ainda de cisto folicular.
Cisto de corpo lúteo
Se forma após a ovulação, também não apresentando malignidade à paciente.
Cisto benigno
Ele resulta em um cisto de diâmetro aumentado, apresentando ainda o fluxo de sangue ao seu redor. Esse tipo de cisto no ovário apresenta sintomas, sendo eles:
- Dor e desconforto abdominal;
- Dor e sensação na região pélvica;
- Dor nas relações sexuais;
- Sangramento fora do período menstrual.
O tratamento do cisto no ovário benigno pode ter indicação cirúrgica. A metodologia para retirada deste cisto do ovário é a laparoscopia.
Cistos malignos
Neste caso, o cisto é denominado de câncer de ovário e demanda a retirada cirúrgica, a laparotomia. Dependendo deste tumor, além da cirurgia, a mulher pode ser indicada a complementação do tratamento por meio da quimioterapia.
Cisto no ovário engorda a barriga?
O cisto no ovário tem origem benigna em mais de 80% dos casos diagnosticados. Quando apresentam sintomas, precisam ser averiguados, já que podem se enquadrar em condições mais sérias. A percepção de que o cisto no ovário engorda ocorre devido a algumas situações resultantes de seu aparecimento. São elas:
- Inchaço na região abdominal;
- Sensação de peso no abdome.
Tais condições aparecem devido ao crescimento desse cisto, apresentando-se em tamanho projetado. Em casos acentuados, esses cistos podem pesar alguns quilos, influenciando assim no peso da paciente.
Isso não significa que o cisto no ovário engorda, e sim que o seu tamanho resultou na percepção de ganho de peso na paciente. Pacientes diagnosticadas com Síndrome dos Ovários Policísticos têm como um dos sintomas o ganho de peso, uma vez que a condição tem relação direta com disfunções hormonais.
Caso ainda tenham restados dúvidas se o cisto no ovário engorda, entre em contato com a Clínica BedMed e agenda uma consulta com um de nossos ginecologistas.
Fonte:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia;
Dr. Bruno Bedoschi, Clínica BedMed.