A dificuldade para ter filhos pode ser causada por diversos fatores. Conhecê-los é o primeiro passo para reverter esse quadro.
Um casal fértil que pratica relações sexuais frequentes tem 50% de chances de engravidar em até três meses, sendo que esta taxa aumenta e pode chegar a quase 90% após um ano de tentativas. Se não houver sucesso após este período, o casal pode ser considerado infértil.
Para confirmar esse diagnóstico, é aconselhável procurar um especialista em Reprodução Humana para fazer os exames necessários e investigar as causas de infertilidade, que podem estar relacionadas ao homem, à mulher ou a ambos. A infertilidade é uma condição que afeta cerca de 15% dos casais, mas que pode ser tratada, desde que sejam diagnosticadas as suas causas.
Fale com nossa equipe e agende uma consulta com nossos especialistas!
Índice
Causas de infertilidade
As causas de infertilidade são bem divididas entre homens e mulheres, pois 30% dos casos são promovidos por infertilidade masculina, 30% de infertilidade feminina e outros 30% envolvem questões que acometem ambos. Os outros 10% são por motivos não conhecidos (ISCA = infertilidade sem causa aparente).
Como as causas são bem distribuídas, é preciso que o casal faça alguns exames para avaliar a capacidade reprodutiva de ambos. O espermograma analisa a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, sendo o principal exame de fertilidade solicitado para os homens.
Já os exames que diagnosticam a infertilidade feminina são:
- Ultrassom transvaginal para contagem de folículos antrais;
- Dosagens hormonais;
- Histerossalpingografia;
- Histeroscopia diagnóstica.
Infertilidade feminina
A idade é uma das principais causas de infertilidade feminina, tanto que a partir dos 35 anos, a capacidade reprodutiva das mulheres diminui consideravelmente, e após os 40 anos, a possibilidade de engravidar espontaneamente é inferior a 5%.
A razão para isso é o esgotamento da reserva ovariana, já que a mulher nasce com uma quantidade determinada de óvulos, que vão sendo liberados a cada ciclo menstrual, até a chegada da menopausa, termo que designa o término da idade reprodutiva.
Além da idade, existem outros fatores que dificultam a obtenção da gravidez, tais como:
- Endometriose: caracterizada pela presença do endométrio em regiões fora do útero, como ovários, tubas e intestino, a endometriose é uma das maiores causas de infertilidade nas mulheres. A doença interfere na anatomia da pelve, na qualidade dos óvulos e dificulta a implantação do embrião, entre outros fatores;
- Fatores hormonais: o desequilíbrio na produção de hormônios altera o ciclo menstrual e ovulatório, além de causar a síndrome dos ovários policísticos (SOP);
- Alterações tubárias: local onde acontece o encontro do óvulo com o espermatozoide, qualquer problema nas tubas pode obstruir ou dificultar a passagem dos gametas, o que impede a fecundação.
[cta_paginas_internas_2 titulo=”Agende uma consulta para realizar o teste de fertilidade!”]
Infertilidade masculina
As principais causas de infertilidade nos homens estão relacionadas à produção e qualidade dos espermatozoides, que podem ser influenciadas por diferentes fatores, como:
- Varicocele: dilatação das veias dos testículos que prejudica a circulação sanguínea e, consequentemente, aumenta a temperatura na região, o que prejudica a qualidade do sêmen;
- Azoospermia: ausência de espermatozoides no líquido seminal, que pode ser provocada por obstruções nos ductos deferentes e epidídimos ou relacionadas a problemas hormonais e genéticos;
- Criptorquidia: condição caracterizada pela não descida do testículo para a bolsa testicular.
Outras causas
Além das causas de infertilidade já citadas, a dificuldade para ter filhos pode ser motivada por hábitos e estilo de vida não saudáveis. A obesidade e o acúmulo de gordura, por exemplo, alteram a produção de hormônios femininos e masculinos que são essenciais para a reprodução.
O tabagismo, consumo exagerado de álcool e uso de drogas e anabolizantes também são causas de infertilidade em homens e mulheres, assim como as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), que danificam as estruturas dos órgãos reprodutivos.
O que fazer em caso de infertilidade?
Após diagnosticada as causas de infertilidade, o casal pode optar por tratamentos de Reprodução Humana Assistida para concretizar o sonho de ter filhos. As principais técnicas são:
- Fertilização in vitro (FIV);
- Mini-FIV;
- Injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI);
- Inseminação artificial;
- Coito programado;
- Congelamento de óvulos e sêmen.
Fontes: