Agendar primeira consulta

Calculadora do Período Fértil

Fale conosco pelo WhatsApp

Para identificar o período fértil, é fundamental entender o intervalo entre os ciclos menstruais. Em ciclos menstruais regulares, com intervalo de 28 dias, a mulher provavelmente ovulará por volta do 14° dia a partir do primeiro dia da sua última menstruação.

Para mulheres que desejam engravidar e possuem um ciclo menstrual regular, uma calculadora do período fértil pode ser uma excelente aliada para otimizar as datas das relações sexuais e aumentar as chances de fecundação. Popularmente chamada de “tabelinha”, esta estimativa também pode ser utilizada por mulheres que, no momento, preferem evitar uma gestação, entretanto não é tão eficaz como os demais métodos contraceptivos.

A calculadora do período fértil utiliza como base a data da última menstruação da mulher, contando os dias seguintes até chegar a um período estimado para que ocorra a ovulação. No caso de mulheres que possuem ciclo irregular, este é um cálculo mais difícil de ser realizado e não é considerado seguro como método contraceptivo, mas existem formas de tentar prever o período fértil, porém, com menor precisão.

Entenda melhor sobre esse assunto a seguir:

O que é o período fértil?

Resumidamente, o período fértil é o intervalo de dias em que a mulher apresenta maiores chances de engravidar caso tenha uma relação sexual desprotegida, pois está ovulando. Este período costuma durar 6 dias. Após a ovulação, o folículo ovariano se rompe e libera o óvulo maduro, que sai do ovário em direção às tubas uterinas. Na porção ampular da tuba, ocorre o encontro do óvulo com o espermatozoide e, consequentemente, o processo de fecundação.

Além de utilizar a calculadora online do período fértil, é possível identificar a janela da fertilidade (período em que a mulher se encontra nos dias com maiores chances para engravidar) a partir de alguns sinais ou sintomas, tais como:

  • Muco cervical sem cheiro, de aparência clara e transparente (semelhante à clara do ovo);
  • Temperatura corporal levemente elevada;
  • Aumento do desejo sexual (libido);
  • Aumento da sensibilidade nas mamas.

Quando não há fecundação do óvulo, ele entra em degeneração e ocorre a menstruação. Vale lembrar que, por mais que o óvulo em si seja ainda pequeno, o organismo feminino prepara um “ninho” para abrigar o possível futuro feto. Quando a gestação não ocorre, todos os tecidos que compunham esta estrutura saem por meio do fluxo menstrual.

Como calcular o período fértil?

Para identificar o período fértil de uma mulher que apresenta ciclo menstrual regular, com intervalo de 28 dias, basta considerar que a ovulação acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, por volta do 14º dia após a menstruação. Neste caso, a calculadora do período fértil conta apenas 14 dias a partir da data em que se iniciou a última menstruação (a partir do primeiro dia do fluxo menstrual). Este é o dia estimado para a ovulação, então o período fértil é considerado 6 dias antes dessa data, na qual há maiores chances de gestação. Depois que a mulher ovulou, termina-se o período fértil.

Para ilustrar melhor, vamos supor que o primeiro dia de menstruação da mulher foi no dia 1º de dezembro, data que marca o início do ciclo. Então no dia 14 de dezembro (meio do ciclo), ela irá ovular. Desse modo, o período fértil acontece 6 dias antes, entre os dias 9 a 14.

É importante destacar que este não é um cálculo altamente preciso, sendo muito mais fácil identificar quando a mulher ovulou pela última vez do que tentar adivinhar quando será a próxima ovulação. Isso porque, mesmo em ciclos menstruais bastante regulares, a ovulação é afetada por diversos fatores externos, tais como estresse, ansiedade, nutrição inadequada, alterações emocionais e, até mesmo, jet lag (alteração de fuso horário).

Outros aspectos que devem ser levados em consideração no momento de calcular o período fértil e as chances de gestação são: o período de sobrevivência dos espermatozoides dentro do aparelho reprodutivo feminino (que é de até 5 dias, sendo que as primeiras 48 horas são as de maior motilidade e vitalidade dos espermatozoides) e o período em que o óvulo permanece viável após a ovulação (24 horas, apenas).

Isso significa que, mesmo nos casos em que a ovulação ocorre 5 dias após o ato sexual desprotegido, pode ainda haver espermatozoides viáveis à espera do óvulo. Há, portanto, muitas variáveis e fatores envolvidos nas chances de gestação.

É possível engravidar a partir de relações sexuais fora do período fértil?

Sim, mulheres têm chances de engravidar mesmo quando estão fora de seu período fértil encontrado a partir das calculadoras da fertilidade. Conforme foi explicado, a tabelinha do período fértil é capaz apenas de fazer uma estimativa a respeito da data provável da ovulação, não sendo um método 100% preciso.

A identificação do período em que há maiores chances de engravidar é útil principalmente para mulheres que desejam ser mães e que querem otimizar suas relações sexuais para períodos de maior fertilidade. O método não é recomendado para casais que desejam prevenir uma gestação, pois não é considerado um método contraceptivo seguro.

Entenda como funciona a calculadora online da fertilidade

O período menstrual da mulher pode ser dividido em duas fases: a fase proliferativa, caracterizada pela secreção do hormônio estrogênio (e pelo crescimento dos folículos dentro dos ovários) e a fase secretora (lútea) em que há liberação de progesterona e preparo do endométrio para receber um futuro embrião. É entre essas duas fases que ocorre a ovulação, um processo que é diretamente controlado e afetado por diversos hormônios.

A primeira fase tem duração variável, enquanto a segunda tem duração fixa de 14 dias. É justamente por conta dessa característica temporal que podemos estimar a ovulação para 2 semanas antes da data em que é esperada a próxima menstruação. Quanto mais regular for o ciclo menstrual da mulher, maiores são as chances de que a calculadora do período fértil chegue a um resultado correto.

Quais são as chances de engravidar no período fértil?

As chances de gestação variam conforme o dia em que o casal teve uma relação sexual desprotegida. Em geral, um ou dois dias antes da ovulação são consideradas as melhores datas para conceber a gestação, com cerca de 30% de chances de sucesso. Caso a relação ocorra até 24 horas depois da ovulação, as chances de engravidar são de aproximadamente 10%, ou seja, após a ovulação ocorre uma queda nas chances de concepção. Nos outros períodos do ciclo, as chances são praticamente muito baixas, mas não inexistentes.

Para aperfeiçoar os resultados encontrados a partir da calculadora do período fértil, é recomendado manter um registro dos seus ciclos menstruais para identificar a quantidade de dias que compõem seu ciclo. Se o casal manteve relações sexuais desprotegidas ao longo do mês e a mulher não engravidou, a tabelinha online ajudará na identificação dos dias mais adequados para que as relações ocorram.

Porém, se após 12 meses, o casal perceber que manteve relações sexuais nos dias mais férteis e, mesmo assim, não houve a obtenção da gestação, a recomendação é procurar um médico especialista em Reprodução Humana. Para mulheres acima de 35 anos, esse período de espera deve ser reduzido para 6 meses de tentativas. Para entender melhor a respeito da calculadora do período fértil e descobrir se está na hora de iniciar um acompanhamento em Reprodução Humana Assistida, entre em contato com a clínica BedMed.

 

Fontes:

MDSaúde

Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia — Febrasgo

Primeiro dia da última menstruação:

Dias ciclo menstrual:

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta