Agendar primeira consulta

Beta-hCG: saiba interpretar os resultados

Fale conosco pelo WhatsApp
Beta-hCG: saiba interpretar os resultados

Imagem: Shutterstock

Fitas do exame de beta HCG em cima de um recipiente de vidro contendo um líquido de cor amarelada.
Fonte: Shutterstock

Esse exame é indicado para a confirmação da gravidez. Saiba o momento certo de realizá-lo!

Quando existe a suspeita de uma gravidez, o exame mais preciso que pode confirmar ou não a gestação é o teste que mede os níveis de gonadotrofina coriônica humana (hCG), chamado de beta-hCG. Esse hormônio é secretado durante a gestação e pode ser medido tanto pela urina quanto pelo sangue.

O hCG é um hormônio composto de duas grandes moléculas, chamadas de subunidade alfa (ou fração alfa) e subunidade beta (ou fração beta). A primeira é estruturalmente semelhante a vários outros hormônios, como o hormônio folículo-estimulante (FSH) ou o hormônio luteinizante (LH). Já a segunda é única, não existindo em mais nenhum outro hormônio, apenas na gonadotrofina coriônica humana.

O exame de beta-hCG pode ser quantitativo, quando indica a quantidade de hormônio presente no sangue, ou qualitativo, que só indica se a mulher está grávida e não informa a concentração do hormônio (o exame qualitativo pode ser feito por meio de coleta de sangue — indicando resultado positivo ou negativo — ou por meio de coleta de urina — popularmente conhecido como teste de farmácia).

Quando o beta-hCG é indicado e quando realizá-lo?

O beta-hCG é indicado quando há suspeita de gravidez. Ele deve ser realizado depois de 14 dias da ovulação ou no primeiro dia após o atraso menstrual. Assim, o resultado é mais confiável, porque o óvulo fecundado pode demorar vários dias para chegar até o interior do útero e iniciar o processo de implantação embrionária. Os valores de beta-hCG podem demorar até seis dias depois da fecundação para começar a aumentar, o que vai indicar a presença ou não de gravidez.

Quando o resultado do exame é não detectável ou inconclusivo e a mulher apresenta sintomas de gravidez, esse teste deve ser repetido dois dias depois. Se o resultado do beta-hCG indicar positividade para a gravidez, é recomendado que seja realizado um ultrassom transvaginal inicial ao redor de seis semanas de gestação.

Ao longo da gravidez, é fundamental realizar o ultrassom morfológico entre a 11ª e a 14ª semana (morfológico do primeiro trimestre) o ultrassom morfológico entre a 20ª e a 24ª semana da gravidez (morfológico do segundo trimestre).

Como o exame é feito?

Para realizar o exame beta-hCG, a mulher não precisa de pedido médico e nem de jejum. A coleta de sangue é realizada em um laboratório e demora entre cinco a dez minutos para ser realizada. O resultado do exame é rápido, estando disponível poucas horas após a coleta.

Como interpretar os resultados do beta-hCG?

O exame pode trazer três possibilidades de resultados:

  • BhCG abaixo de 5 mUI/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez;
  • BhCG entre 5 a 25 mUI/ml: resultado indefinido. Neste caso, o exame deve ser repetido após dois dias;
  • BhCG acima de 25 mUI/ml: resultado positivo, indica gravidez.

Além da gestação, um resultado positivo do exame beta-hCG pode ser um indicativo de uma gravidez ectópica, aquela que acontece fora da cavidade uterina (mais comumente nas tubas uterinas, onde ocorre a fecundação).

Não há como uma gravidez ectópica se desenvolver e, portanto, é fundamental realizar um exame de ultrassom ao redor da sexta semana de gravidez para constatar que a gravidez está se desenvolvendo dentro da cavidade uterina (gravidez tópica).

É possível que o exame acuse um falso-positivo?

Sim, mas é raro. Pode acontecer do exame beta-hCG acusar um resultado falso-positivo, por exemplo, quando ocorre gravidez bioquímica, na qual o embrião se implanta no interior da cavidade uterina, mas o processo de gravidez não progride.

Outro caso é o de mulheres que fazem tratamento para engravidar e que usam medicamentos à base de gonadotrofina coriônica humana. Nessas situações, os resquícios da medicação no organismo podem causar um resultado positivo no exame beta-hCG. A medicação leva cerca de duas semanas para ser completamente eliminada do organismo.

O falso-positivo também pode surgir em casos de doença, como nos cânceres de ovário ou mama, cujos tumores são produtores de hormônios. Além disso, mulheres que estão perto da menopausa podem secretar quantidades de hCG suficientes para manter os valores um pouco acima de 25 mUI/ml.

Para saber mais sobre esse e demais assuntos, entre em contato com a Clínica BedMed.

Fontes:

BedMed

Portal MDSaúde

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta