Além de evitar a gravidez, os anticoncepcionais hormonais podem trazer uma série de benefícios à saúde da mulher
Os benefícios dos anticoncepcionais hormonais, isto é, dos métodos contraceptivos combinados que contém os hormônios femininos progesterona e estrogênio, vão muito além de evitar uma gravidez indesejada.
Isso ocorre porque este tipo de método contraceptivo altera a composição hormonal do organismo, proporcionando benefícios como controle do ciclo menstrual, melhora da aparência, prevenção de doenças do aparelho reprodutivo, entre outros. Conheça-os neste conteúdo.
Índice
Como os anticoncepcionais hormonais funcionam?
Os benefícios dos anticoncepcionais hormonais estão diretamente ligados à forma como eles funcionam. Basicamente, eles inserem no organismo doses controladas de versões sintéticas de dois hormônios femininos muito importantes para o processo reprodutivo: a progesterona e o estrogênio.
O organismo interpreta a presença desses hormônios como suas versões naturais, entendendo essa presença como a não necessidade de produzir as substâncias responsáveis pelo amadurecimento dos folículos ovarianos e condicionamento do muco cervical para facilitar a mobilidade dos espermatozoides.
Os anticoncepcionais hormonais combinados podem ser encontrados das seguintes formas:
- Anticoncepcionais orais (as pílulas);
- Injeções mensais;
- Anel vaginal;
- Adesivo anticoncepcional.
A indicação do melhor método deve ser feita pelo médico ginecologista em conjunto com a paciente, levando em consideração, entre outros, fatores como a idade, a presença de doenças crônicas e o histórico de trombose venosa. A avaliação clínica também é importante para minimizar os riscos de efeitos colaterais dos medicamentos.
Quais são os benefícios dos anticoncepcionais hormonais?
Como já mencionado, os benefícios dos anticoncepcionais hormonais vão muito além da prevenção da gravidez, uma vez que a presença dos hormônios no organismo também contribui para outras alterações positivas no corpo. Entenda a seguir:
Prevenção da gravidez
A prevenção da gravidez é o principal dos benefícios dos anticoncepcionais hormonais, uma vez que, como dito, esses métodos contraceptivos impedem a maturação dos óvulos e a mobilidade dos espermatozoides. Assim, a fecundação não ocorre.
Controle do ciclo menstrual
O uso dos anticoncepcionais hormonais pode ser benéfico para mulheres que têm o ciclo menstrual desregulado, uma vez que a atuação dos hormônios e a frequência de uso combinados podem tanto regular o período entre os ciclos menstruais ou fazer com que eles cessem.
Redução das cólicas menstruais
Uma vez que um dos benefícios dos anticoncepcionais hormonais é o controle dos ciclos menstruais, eles também são capazes de controlar as cólicas menstruais, principalmente pelo fato de que os hormônios inibem a formação adequada do endométrio, parede uterina que se desfaz a cada menstruação.
Melhora da aparência da pele (acne)
O uso de anticoncepcionais hormonais combinados estimula a produção da globulina carregadora de hormônios sexuais (SHBG), uma proteína que se liga à testosterona livre no organismo. Isso faz com que os níveis desse hormônio diminuam, o que, consequentemente, reduz manifestações como a acne e a queda de cabelo. Além disso, os anticoncepcionais hormonais podem também estimular a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele como um todo.
Diminuição dos sintomas da TPM
Muitas mulheres sofrem com a TPM (tensão pré-menstrual), uma série de sintomas emocionais que ocorrem nesse período. No entanto, um dos benefícios dos anticoncepcionais hormonais, principalmente quando seu uso é correto e contínuo, é o controle desses sintomas (uma vez que controlam os ciclos menstruais), melhorando a qualidade de vida da mulher nesse período.
Diminuição dos sintomas da SOP
Muitas mulheres em idade reprodutiva têm a síndrome dos ovários policísticos (SOP), com diversos sintomas causados principalmente pela irregularidade hormonal característica da doença, tais como menstruação irregular, acne, queda de cabelo, entre outros. Esses sintomas podem ser aliviados com o uso de anticoncepcionais hormonais combinados, principalmente aqueles que apresentam a progesterona com ação anti-androgênica.
Reduz risco de câncer de ovário e de intestino
Outro benefício dos anticoncepcionais hormonais é a prevenção dos cânceres de ovário e intestino. Isso ocorre porque os medicamentos controlam os picos de produção hormonal durante os ciclos menstruais, o que, por consequência, controla a influência dos hormônios sobre as células dos ovários e do intestino — que pode ser uma das causas dos cânceres.
Reduz o risco de gravidez ectópica, cistos ovarianos e doença inflamatória pélvica
Além dos benefícios dos anticoncepcionais hormonais já citados, seu uso pode diminuir as chances de gravidez ectópica (quando a mulher decide engravidar), cistos ovarianos e doença inflamatória pélvica. Essas condições podem ocorrer, muitas vezes, por causa do descontrole hormonal natural, resolvido com o uso dos anticoncepcionais hormonais combinados.
Para saber mais sobre os anticoncepcionais e outros tratamentos, entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta.
Fontes:
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)