Agendar primeira consulta

Como fazer o autoexame de mama?

Fale conosco pelo WhatsApp
Como fazer o autoexame de mama?

Imagem: Shutterstock

Mulher realiza autoexame das mamas

Autoexame de observação e toque das mamas é importante para a detecção precoce do câncer de mama

Há mais de 30 anos, o mês de outubro é dedicado à promoção do conhecimento e conscientização sobre o câncer de mama, tumor maligno mais comum entre as mulheres. Dados do Ministério da Saúde apontam que, todos os anos, milhares de mulheres morrem por causa dessa doença em nosso país.

Uma das maneiras de prevenir o câncer e identificar seus sintomas é por meio do autoexame de mama, em que a mulher examina detalhadamente as próprias mamas. O autoexame é tão importante que a maioria dos casos da doença são descobertos inicialmente pelas próprias mulheres.

A seguir, saiba mais sobre o autoexame de mama, qual é o melhor momento para realizá-lo e quais sinais podem ser identificados nesta avaliação.

Quando devo realizar o autoexame de mama?

É recomendável que o autoexame de mama seja realizado por todas as mulheres a partir dos 20 anos, de preferência 7 dias depois da última menstruação. Isso é importante para que qualquer alteração do auge do período menstrual (como o inchaço das mamas) já tenha cessado.

No caso das mulheres após a menopausa, uma vez que não há mais nenhum ciclo menstrual, o autoexame de mama pode ser realizado mensalmente em uma data fixa previamente estabelecida.

Como fazer o autoexame de mama?

Basicamente, o autoexame de mama é um exame de toque e observação que consiste em avaliar a presença de qualquer sinal e sintoma que possa indicar o câncer de mama. Ele deve ser realizado pela própria mulher em ambos os seios, podendo ser feito em frente ao espelho, em pé durante o banho ou deitada.

Autoexame em frente ao espelho

O autoexame de mama em frente ao espelho deve ser realizado em pé, seguindo os passos abaixo:

  • Observar o posicionamento dos seios com os braços caídos;
  • Verificar a presença de qualquer anormalidade nas mamas quando as mãos estão na cintura;
  • Pressionar levemente os mamilos para verificar a saída de secreção;
  • Avaliar, por meio do toque, cada uma das mamas (desde a aréola até as axilas), com o braço correspondente atrás da cabeça;
  • Verificar possíveis alterações no formato e tamanho dos mamilos ao colocar os braços atrás da cabeça.

Autoexame durante o banho

O autoexame de mama em pé, durante o banho, pode ser realizado para identificar alterações sensoriais ao toque. Por isso, é importante que a mulher analise cada uma das mamas (com o braço correspondente para trás) em busca dos sinais palpáveis do câncer.

O toque deve ser feito com as pontas dos dedos, realizando movimentos circulares a partir das aréolas até a região das axilas, semelhantes a uma massagem.

Autoexame deitada

Existe também a opção de fazer o autoexame de mama deitada. A princípio, segue os mesmos passos do exame em pé durante o banho: devem ser realizados toques com as pontas dos dedos, realizando movimentos circulares semelhantes a uma massagem desde a aréola até a axila.

Demonstração do autoexame das mamas
Imagem: Shutterstock

Quais são os sinais e sintomas do câncer de mama?

Por meio do autoexame de mama, a mulher é capaz de identificar diversos sinais e sintomas que podem indicar o câncer de mama. São eles:

  • Nódulos em uma ou ambas as mamas;
  • Saída de secreção dos mamilos (secreção sanguinolenta ou cristalina apresentam pior prognóstico);
  • Deformidades ou mudanças de formato visíveis nas mamas e nos mamilos;
  • Assimetria das mamas;
  • Alterações na pele;
  • Protuberâncias na região das axilas.

Além disso, existem outros sintomas que podem ser sentidos pela mulher independentemente da realização do autoexame, como dor local, sensibilidade aumentada e coceira.

Quando devo procurar um ginecologista?

Uma vez realizado o autoexame de mama e descoberto algum sinal que possa indicar o câncer, é muito importante que a mulher procure atendimento médico imediatamente. Os especialistas mais recomendados para esse tipo de acompanhamento são o ginecologista e o mastologista.

Assim, será possível realizar exames de imagem como a mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética, e, caso haja necessidade, uma biópsia. Portanto, a partir do exame médico detalhado e dos exames de imagem e anatomopatológico, é possível identificar se a alteração percebida pela mulher no autoexame realmente representa um câncer de mama.

Vale destacar que a consulta com o médico ginecologista deve ocorrer independentemente de sinais encontrados no autoexame de mama. É altamente recomendado que as mulheres se encontrem com esse profissional pelo menos duas vezes ao ano para realizar uma avaliação completa. Assim, é possível identificar precocemente o câncer de mama e outras doenças.

Além disso, às mulheres acima de 40 anos é recomendada a realização anual do exame de mamografia, uma vez que, a partir dessa idade, o risco de desenvolvimento do câncer de mama é maior a cada ano.

Ao realizar o autoexame de mama todos os meses e o acompanhamento médico periódico e adequado, é possível prevenir o diagnóstico tardio do câncer de mama e evitar a morte de muitas mulheres.

Para saber mais sobre o câncer de mama e outros assuntos, entre em contato com a clínica BedMed e agende uma consulta com um de nossos especialistas.

 

Fontes:

Clínica BedMed

Ministério da Saúde

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta