Agendar primeira consulta

A endometriose tem cura?

Fale conosco pelo WhatsApp
A endometriose tem cura?

Imagem: Shutterstock

mulher com mãos na barriga e com fortes dores devido endometriose

A condição afeta cerca de 5 a 15% da população feminina em idade reprodutiva e o maior questionamento é se a endometriose tem cura

O que é a endometriose?

A endometriose é uma condição ginecológica na qual o tecido que reveste o útero, conhecido como endométrio, começa a crescer fora dele, o que pode afetar órgãos pélvicos, como os ovários e as tubas, o intestino e até a bexiga. À medida que esse tecido cresce, podem surgir lesões ou nódulos que causam dores intensas, principalmente no período menstrual. Além da dor, a endometriose pode levar a complicações, como a gravidez ectópica (gravidez que se desenvolve fora da cavidade uterina) e infertilidade, tornando-a uma condição complexa e debilitante. As perguntas mais frequentes em relação à doença são: o que é a endometriose, quais são as suas causas e se a endometriose tem cura.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Quero falar com um especialista sobre endometriose”]

Quais são as causas e como identificar a endometriose?

As causas dessa condição ainda não são totalmente compreendidas, mas acredita-se que uma das hipóteses seja o retorno do fluxo menstrual para as tubas uterinas, ao invés de ser expelido pelo corpo, por meio do canal vaginal. Outra teoria parte para fatores genéticos e hormonais, pois é estatisticamente comprovado que mulheres que têm parentes de primeiro grau com a doença têm maiores chances de desenvolver endometriose.

O diagnóstico da endometriose envolve geralmente a combinação de sintomas relatados pela paciente, como:

  • Dor pré-menstrual;
  • Cólicas e dores intensas durante o período menstrual;
  • Dor pélvica crônica;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Fadiga crônica;
  • Infertilidade.

E alguns exames específicos para diagnóstico, como:

  • Exame clínico para avaliar as condições do trato ginecológico;
  • Ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal para mapeamento de endometriose;
  • Diagnóstico laboratorial através de exames de sangue para avaliar a dosagem do marcador CA 125;
  • Ressonância nuclear magnética da pelve.

A endometriose tem cura?

A endometriose pode ser tratada após o uso de medicamentos supressores da menstruação ou até mesmo após cirurgia, reduzindo completamente os sintomas da doença. No entanto, por ser considerada uma doença crônica, não há cura definitiva, já que ainda não é possível evitar o crescimento do tecido endometrial fora do útero. Portanto, a resposta para a pergunta “endometriose tem cura?” é não.

Após o diagnóstico, o médico ginecologista indica o melhor tratamento. Há vários métodos disponíveis para gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida das pacientes, como tratamentos com terapia hormonal, como o DIU hormonal.

Vale lembrar que nem todos os casos de endometriose são tratáveis por meio cirúrgico. Geralmente, parte-se para a videolaparoscopia quando as lesões são extensas ou grandes (possuem de 3 a 4 cm) ou quando a infertilidade é constatada e a paciente tem impacto negativo na sua qualidade de vida. Além disso, a cirurgia é recomendada para pacientes que não obtiveram sucesso com o uso de medicamentos ou quando são constatadas aderências entre órgãos, ou obstruções, o que pode comprometer as funções biológicas do organismo.

Agendar consulta com médico especialista

Por que buscar a cura da endometriose?

É de extrema importância que a mulher busque o tratamento adequado, visando minimizar os impactos desta condição, já que a endometriose não tem cura. Além disso, manter as consultas regulares sempre em dia com o médico ginecologista é fundamental para controle de sintomas e melhor qualidade de vida.

A busca pela cura da endometriose é frequente dentro das clínicas e consultórios não só para aliviar as dores causadas pela condição, mas também para realizar o sonho de ter filhos. Por esse motivo, a detecção precoce e a busca por tratamentos adequados são fundamentais.

Quem tem endometriose pode engravidar?

Muitas mulheres diagnosticadas com endometriose conseguem engravidar com sucesso, especialmente se o diagnóstico for precoce e a doença for tratada de maneira adequada. Além disso, os tratamentos hormonais, cirurgias e técnicas de Reprodução Assistida, como a FIV, podem ser opções para mulheres com endometriose que desejam engravidar.

Entretanto, cerca de 30 a 40% das mulheres que possuem endometriose podem apresentar complicações na gestação, como gravidez ectópica, parto prematuro, ou, até mesmo, infertilidade por diversos fatores.

A endometriose é uma doença que acomete mais de 15% das mulheres em idade fértil no país, e “endometriose tem cura” é uma das questões mais recorrentes para as pacientes diagnosticadas com essa condição.

[cta_paginas_internas_2 titulo=”Entre em contato com a clínica BedMed!”]

Fontes:

BedMed

Ministério da Saúde

Manual MSD

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta