A endometriose é uma doença inflamatória crônica da cavidade abdominal que desperta várias dúvidas nas pacientes, principalmente naquelas que acabaram de receber o seu diagnóstico. Dentre as perguntas mais frequentes destaca-se a seguinte: será que a endometriose engorda?
Antes de saber se a endometriose engorda é importante que a paciente entenda que o ganho de peso não é o principal sintoma dessa doença. Os sintomas mais comuns da endometriose são:
- Dores durante o ciclo menstrual;
- Dores durante a relação sexual;
- Fadiga;
- Diarreia;
- Constipação intestinal;
- Sangramento excessivo na menstruação;
- Dificuldade para engravidar naturalmente;
- Dores abdominais e lombares fora do período menstrual;
- Náuseas e vômitos, principalmente no período menstrual;
- Sangramento entre os ciclos menstruais;
- Desconforto no decorrer da micção ou na movimentação intestinal.
Apesar de não ser um indício comum de endometriose, o ganho de peso pode estar correlacionado à doença em alguns casos. Saiba mais sobre como a endometriose engorda com informações cedidas pelos médicos especialistas em Ginecologia da Clínica BedMed.
Índice
Por que a endometriose pode vir a promover aumento do peso?
Atualmente não existe uma pesquisa que comprove que a endometriose engorda. No entanto, existem alguns fatores que podem explicar por que uma paciente com endometriose nota um aumento considerável no peso. Confira abaixo algumas razões que podem estar associadas à mudança no peso da paciente portadora de endometriose:
Alterações hormonais
Uma das principais características da endometriose é o desequilíbrio hormonal, sobretudo do hormônio estrogênio. O estrogênio é responsável por manter o crescimento e desenvolvimento do tecido endometrial, que é implantado de forma anômala em pacientes com endometriose.
Quando os níveis de estrogênio são alterados, podem aparecer modificações no sistema de retenção de líquidos e no acúmulo de gorduras no organismo. Por esse motivo, é possível que a mulher com endometriose tenha uma predisposição maior para o ganho de peso em comparação às mulheres que não possuem essa doença.
Tratamentos medicamentosos
O uso de medicamentos no tratamento da endometriose é uma das abordagens que podem ser adotadas pelos ginecologistas. Apesar de auxiliar na regulação dos níveis hormonais, o tratamento pode gerar um efeito colateral que contribui para o ganho de peso. Por isso, uma paciente que trata a endometriose por via medicamentosa pode apresentar uma mudança no peso corporal.
Histerectomia
Conhecida como cirurgia para remoção do útero, a histerectomia é um tipo de tratamento que é utilizado somente nos casos mais graves de endometriose. Geralmente, durante o procedimento o médico também remove os ovários para tratar o desequilíbrio nos níveis hormonais. Quando a mulher se submete a uma histerectomia total, o organismo dela entra em uma fase similar à menopausa, gerando uma diminuição do metabolismo. Por conta disso, o corpo pode apresentar algumas mudanças, tais como o aumento do peso.
O que devo fazer ao engordar com a endometriose?
Em primeiro lugar é fundamental relatar o ganho de peso para o médico ginecologista responsável pelo tratamento da endometriose. Dessa forma, o profissional poderá avaliar com mais cuidado qual posologia não trará impactos para o peso e saúde da paciente.
Paralelamente, também é indicado buscar o acompanhamento de um nutricionista para descobrir a melhor maneira de perder o peso adquirido com a endometriose. Algumas atitudes que podem ajudar nesse processo são a alimentação balanceada, com foco em fibras e vitaminas, e a realização de exercícios físicos.
O tratamento para endometriose deve ser realizado por um médico especialista em Ginecologia, para que o profissional possa individualizar a abordagem terapêutica. Dessa forma, as pacientes que acreditam que a endometriose engorda podem esclarecer suas dúvidas com um profissional qualificado, contando com todo o apoio necessário para ter mais qualidade de vida. Caso queira saber mais sobre os efeitos da endometriose no organismo, entre em contato e agende uma consulta na Clínica BedMed para obter um atendimento minucioso e de qualidade.
Fontes:
Clínica Ginecológica BedMed;