Agendar primeira consulta

7 Mitos e verdades da endometriose

Fale conosco pelo WhatsApp
7 Mitos e verdades da endometriose

Imagem: Shutterstock

A endometriose é uma doença que afeta a saúde da mulher de forma significativa. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de sete milhões de brasileiras são portadoras dessa doença, sendo que boa parte delas demora para obter o diagnóstico correto.

Endometriose
Imagem: Shutterstock

A semelhança dos sintomas da endometriose com outras doenças comuns aos órgãos reprodutivos femininos colabora para a demora do diagnóstico e da indicação correta de tratamento. Isso faz com que as pacientes fiquem com uma série de questionamentos e dúvidas, que resultam em diversos mitos acerca da doença.

A equipe de médicos ginecologistas da clínica BedMed elencou os sete principais mitos e verdades sobre a endometriose, com base nos questionamentos mais comuns em seus consultórios. Confira a seguir!

1- A endometriose tem cura? Mito

A endometriose é uma doença crônica caracterizada pelo crescimento anormal de tecido endometrial fora do endométrio, que acaba por se alojar em órgãos adjacentes, tais como a bexiga e o intestino, por exemplo.

A condição pode ser minimizada com tratamento medicamentoso hormonal ou por meio da videolaparoscopia cirúrgica para remoção dos focos de endometriose. Entretanto, esta é uma doença que acompanhará a mulher durante toda a sua vida, pois não há uma cura definitiva.

Mesmo pacientes submetidas à histerectomia (remoção do corpo do útero) podem continuar com a doença, uma vez que o tecido endometrial que migrou permanecerá aderido aos outros órgãos adjacentes.

 2 – Posso ficar infértil se não tratar a doença? Verdade

A endometriose é uma das possíveis causas da dificuldade em obter a gravidez de maneira espontânea e de quadros complexos de infertilidade feminina. Entretanto, com o auxílio de técnicas de Reprodução Humana, é possível driblar a moléstia e promover uma chance maior de gravidez.

3 – A condição pode ser assintomática? Verdade

Existem casos de mulheres portadoras de endometriose que nunca descobrem essa condição, pois ela pode ser assintomática. Em contrapartida, uma parcela significativa da população feminina costuma relatar os seguintes sintomas:

  • Dor crônica na região pélvica e lombar;
  • Incômodo durante as relações sexuais;
  • Dor durante micção e/ou ao defecar;
  • Aumento do fluxo menstrual de forma acentuada;
  • Cólica durante o período menstrual;
  • Sangramento fora do período menstrual.

Esses são apenas alguns dos sintomas, sendo que existem pacientes que relatam fadiga, diarreia, constipação intestinal, náuseas e/ou vômitos.

4- A doença pode evoluir para um câncer? Mito

Existem alguns relatos isolados de mulheres com endometriose que posteriormente foram diagnosticas com câncer no ovário, mas não há comprovação científica de que a doença colaborou para o surgimento e desenvolvimento do câncer.

Mulher com dor abdominal: Endometriose
Imagem: Shutterstock

5- Existe tratamento medicamentoso para a endometriose? Verdade

Para saber o melhor tipo de tratamento para a endometriose é necessário que a mulher seja avaliada de forma individualizada e se aconselhe junto a um ginecologista. Esse profissional é quem identificará o grau da doença (que pode ser mínima, leve, moderada ou severa/profunda) e conseguirá indicar qual o melhor medicamento que deverá ser utilizado.

É comum a indicação de uso de anticoncepcional hormonal como tratamento combinado ao uso de analgésicos para diminuir quadros de dor, mas é preciso lembrar que o tratamento deve ser individualizado.

6- É comum confundir a endometriose com a Síndrome do Intestino Irritável (SII)? Verdade

A semelhança entre os sintomas nas duas doenças pode fazer com que ocorra essa confusão. Por isso, é importante o acompanhamento junto a um médico ginecologista e a realização de exames específicos para o diagnóstico da endometriose, tais como a ressonância nuclear magnética da pelve ou a ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal, por exemplo.

7- É possível prevenir a endometriose? Mito

Infelizmente não existe uma forma de prevenção ao desenvolvimento da endometriose. A adoção de algumas medidas colabora para que a mulher tenha uma melhor qualidade de vida, minimizando a proliferação dos focos que causam a doença. Entretanto, impedir o surgimento da mesma não é possível.

Esses são apenas alguns dos questionamentos levantados por mulheres que foram diagnosticadas com endometriose. Caso ainda tenham restado dúvidas, é aconselhável procurar por atendimento médico especializado.

Fontes:

Organização Mundial da Saúde (OMS).

Entre em contato e realize uma avaliação com os especialistas da BedMed!

Agende sua consulta