Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Ginecologia

A ginecologia é especialidade médica aliada à saúde da mulher. Saiba mais sobre a importância do acompanhamento ginecológico.

Mulher em uma consulta com Ginecologista
Imagem: Shutterstock

Essencial para identificar possíveis alterações que podem evoluir para doenças mais graves, a Ginecologia deve estar presente na vida da mulher desde a adolescência. O ideal é que o acompanhamento ginecológico se inicie no início da primeira menstruação (menarca), quando acontecem muitas alterações hormonais, e seja mantido com regularidade até a terceira idade.

Quem é o médico ginecologista?

O ginecologista é um profissional formado em Medicina e que se especializou na área de Ginecologia e Obstetrícia. Ao todo, são pelo menos 9 anos de estudo e dedicação para se tornar apto a realizar consultas, checar exames e fornecer orientações para mulheres que estão iniciando sua vida sexual, que estão com alguma alteração no organismo ou desejam engravidar de maneira saudável.

Dentre as patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por este profissional estão:

O especialista em Ginecologia também oferece aconselhamento a respeito dos métodos contraceptivos mais seguros para evitar uma gravidez indesejada, além de ajudar na prevenção e identificação precoce de doenças mais graves, tais como tumores malignos que acometem o trato reprodutivo feminino.

Quando ir ao ginecologista?

Em geral, o primeiro contato da mulher com o ginecologista deve ocorrer na adolescência, quando o médico pediatra deixa de ser o especialista mais adequado para acompanhar questões específicas da saúde feminina. Embora muitas pessoas esperem a primeira menstruação para procurar o especialista em Ginecologia, o acompanhamento pode ser iniciado até mesmo antes disso.

O início da puberdade é marcado por muitas questões hormonais potencialmente incômodas e que geram muitas dúvidas na adolescente, sendo que o início dos ciclos menstruais pode ser irregular. O acompanhamento do ginecologista garante que a jovem receba orientações adequadas nesse período e, caso ela apresente alterações, os fatores são devidamente investigados para evitar complicações.

O aconselhamento de um profissional de Ginecologia também é essencial no início da vida sexual da mulher, permitindo que ela se mantenha livre de doenças e escolha o momento mais adequado para engravidar. Periodicamente, o médico poderá solicitar exames complementares para acompanhar sua saúde e identificar o método de contracepção mais adequado.

Ginecologia: quais são os principais exames solicitados pelo médico?

Mesmo que a paciente não apresente sintomas ou queixas relacionadas à sua saúde sexual e reprodutiva, alguns exames ginecológicos devem ser realizados com regularidade como forma de prevenção e acompanhamento. Os principais exames são:

Papanicolaou

O Papanicolaou avalia as características das células do colo uterino e das paredes vaginais por meio de uma coleta feita por uma espátula. Este exame é indolor, ligeiramente desconfortável e tem o objetivo de prevenir o câncer de colo uterino. O ideal é que todas as mulheres sexualmente ativas realizem este exame periodicamente, especialmente entre os 20 aos 65 anos.

Ultrassonografia pélvica

Este é um exame de imagem que permite a avaliação dos órgãos presentes na região pélvica, tais como: útero, ovários, tubas uterinas e vasos sanguíneos localizados próximos a eles. Esta avaliação ajuda na identificação das principais doenças ginecológicas, tais como endometriose, miomas uterinos, pólipos endometriais, malformações uterinas, sangramentos vaginais, ovários policísticos ou cistos ovarianos.

Este exame pode ser realizado por via abdominal ou via endovaginal. Esta segunda opção não é indicada para mulheres que ainda não tiveram sua primeira relação sexual e, embora mais invasiva, oferece imagens mais detalhadas e precisas dos órgãos que estão sendo avaliados.

Colposcopia

Este é um exame de imagem que possibilita a visualização detalhada do colo do útero e das paredes vaginais por meio de um aparelho chamado colposcópio, que possui lentes de aumento e luzes para que o especialista da área de Ginecologia consiga identificar a presença de lesões ou alterações na região analisada. O exame é indicado para mulheres com vida sexual ativa e, de preferência, na primeira fase do ciclo menstrual.

Exame clínico das mamas

Esta é uma avaliação simples e semelhante ao autoexame, que também deve ser feito com regularidade, em que o ginecologista avalia as mamas da paciente e verifica a existência de nodulações, assimetrias mamárias ou outras irregularidades que podem indicar doença mamária. Deve fazer parte da rotina de exames periódicos de toda mulher.

Ginecologia e gestação: qual é a relação?

Outro mal que pode ser diagnosticado em uma consulta de rotina com um ginecologista é a presença de nódulos nas mamas. Com o exame de toque, ou o autoexame feito em casa pelas mulheres, é possível detectar possíveis caroços, que se não investigados devidamente, podem ser malignos, o que resultará em um tumor na mama.

Por conta da proximidade entre as áreas, é muito comum que o ginecologista também tenha amplo conhecimento na área da Obstetrícia. Vale destacar, entretanto, que a Ginecologia diz respeito à saúde da mulher, enquanto o obstetra cuida especificamente do período gestacional — que também inclui o parto e o período após o nascimento do bebê.

Normalmente, a especialização do médico contempla às duas áreas e ambas estão intimamente associadas: um acompanhamento ginecológico ao longo da vida contribui diretamente para uma gestação saudável, ao mesmo tempo em que as consultas com o obstetra durante a gravidez permitem que a saúde íntima da mulher seja preservada durante e após o período gestacional.

A Clínica BedMed oferece assistência integral à saúde da mulher de forma humana e personalizada. Com especialistas dedicados e com treinamento em instituições reconhecidas internacionalmente, a clínica oferece atendimento e suporte médico nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia, que inclui realização de exames preventivos, acompanhamento gestacional, tratamentos cirúrgicos e de Reprodução Humana.

Para saber mais sobre nosso trabalho e ter acesso a um acompanhamento médico especializado em Ginecologia, com carinho e atenção, entre em contato conosco e agende uma consulta com um de nossos profissionais.

Fontes:

Clínica Ginecológica BedMed;

Federação Brasileira das Associações de
Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
.

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta pelo whatsapp

(11) 91934-1697