Select language



gestação depois de um abortamento

Se você está pensando em engravidar novamente após ter sofrido um processo de abortamento e agora deve estar ansiosa ou confusa sobre qual foi o motivo esse texto foi desenvolvido no intuito de orientá-la a respeito do melhor período de engravidar após o abortamento e os principais passos para você ter uma gestação saudável.

O que causa o abortamento?

Infelizmente o abortamento é uma fatalidade comum que acomete de 15% a 25% das mulheres, o número pode ser ainda maior visto que muitos abortos ocorrem de forma muito precoce que a mulher não consegue identificar que está grávida.

O aborto é diagnosticado quando há a perda fetal antes de 22 semanas de gestação ou a perda de um feto com peso inferior a 500g.

As causas são diversas e devem ser tratadas de formas particulares, mas problemas de divisões cromossômicas ou genéticos são típicos resultados de erros que acontecem por acaso durante a divisão e crescimento embrionário, sendo que isso não ocorre por problemas paternos ou maternos.

Às vezes, algumas doenças maternas, tais como diabetes descontrolada ou problemas uterinos, também podem levar ao abortamento. Entretanto, a maioria das causas de abortamento permanece desconhecida pelo obstetra.

O aborto geralmente acontece uma vez na vida da mulher. A maioria das pacientes que sofreram um processo de abortamento irá engravidar e apresentar uma gestação saudável.

Menos de 5% das mulheres irão ter um novo episódio de abortamento e apenas 1% irá apresentar três ou mais abortamentos.

No entanto apesar de ser comum, o fato é considerada uma das maiores frustrações da vida reprodutiva do casal que são submetidos a tratamentos médicos específicos como psicólogos.

Há algum exame que deve ser realizado antes de engravidar após um aborto?

gravidez depois do parto

Se você passou pela experiência de ter sofrido mais de dois abortamentos, você deve se submeter a uma análise minuciosa sobre as possíveis causas do abortamento de repetição.

Geralmente a causa não é identificada, porém existem diversos outros motivos que podem ser identificados. O ideal é coletar esses determinados exames:

  • Triagem infecciosa: coleta de exames sorológicos para HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, toxoplasmose, rubéola, CMV, HTLV I/II, parvovírus B19;
  • Cariótipo de sangue periférico paterno e materno: exame sanguíneo que analisa a estrutura cromossômica do pai e da mãe;
  • Pesquisa de trombofilias: exames sanguíneos que avaliam se a mãe é portadora de alguma doença que possa aumentar a coagulação sanguínea e prejudicar o fluxo de sangue que vai para o bebê. A principal trombofilia responsável pelo abortamento de repetição se chama síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) e é caracterizada por perdas gestacionais precoces sequenciais;
  • Ultrassonografia transvaginal: exame que avalia o formato do útero e dos ovários em busca de algum sinal que evidencie cisto ovariano ou malformação estrutural uterina;
  • Histeroscopia diagnóstica: exame que avalia o interior da cavidade uterina em busca de alguma possível malformação uterina, tal como o útero septado;

Caso a causa do abortamento não seja identificada, não perca a fé. Cerca de 60 a 70% das mulheres com abortamento sem causa evidente irão apresentar uma gestação saudável no futuro.

Qual é o melhor período para engravidar após sofrer um aborto?

Dê um tempo para você curar as mágoas de uma perda gestacional precoce antes de tentar engravidar novamente.

A recuperação física após um processo de aborto geralmente demora cerca de poucos dias. Sua menstruação irá provavelmente retornar após quatro a seis semanas e é possível engravidar no ciclo menstrual imediatamente após o processo de aborto.

Lembre-se, entretanto, que o aborto gera um intenso sentimento de perda. Você e seu marido podem experimentar uma variação de sentimentos, tais como raiva, tristeza ou culpa. Não apresse o processo de recuperação emocional.

A partir do momento que você se sentir preparada para engravidar novamente, pergunte ao seu obstetra quais deverão ser os próximos passos. Sempre leve em consideração:

  • Um episódio de aborto: a Organização Mundial de Saúde recomenda que se espere pelo menos cerca de 6 meses antes de tentar engravidar novamente, porém alguns estudos não encontraram evidências científicas que aprovem esse tempo. Na realidade, alguns estudos demonstraram que a mulher que engravida antes de 6 meses apresenta menos complicações quando comparada àquelas que aguardam pelo menos 6 meses para engravidar novamente. Caso você seja saudável e se sinta preparada, a nossa recomendação é aguardar três meses para tentar engravidar novamente.
  • Dois ou mais episódios de aborto: provavelmente seu médico deverá solicitar exames para determinar a causa específica do abortamento de repetição, bem como introduzir um tratamento adequado antes de iniciar uma nova tentativa de gestação.
  • Uma gestação molar: a gestação molar ocorre quando a placenta se desenvolve em uma massa anormal repleta de cistos ao invés de se transformar em uma placenta viável para gravidez. Caso você tenha sofrido uma gestação molar, seu médico deverá recomendar que você aguarde pelo menos seis meses antes de tentar uma nova gestação.

Existe algum preparo que para aumentar as minhas chances em obter uma gestação saudável?

gravidez com saúde

Escolher um estilo de vida saudável antes e durante a gravidez auxilia a manter a sua saúde e do bebê. Recomendações básicas são fundamentais, tais como:

  • Inicie tomando as vitaminas pré-natais necessárias ou a suplementação de ácido fólico de forma correta, idealmente cerca de 3-6 meses antes da gestação;
  • Esteja com o peso ideal – o que pode ser obtido por meio de uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos;
  • Limite à ingestão de cafeína;
  • Evite situações de estresse;
  • Evite o fumo, o uso de drogas e bebidas alcoólicas;

É importante que a futura mamãe converse com o seu obstetra sobre todos os cuidados e que siga as recomendações inscritas.

Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo.

Caso você tenha sofrido múltiplos abortos, procure um médico especialista o qual orientará sobre os cuidados, exames e tratamentos que será preciso realizar.

O aborto é um processo natural entre as mulheres e apesar de trazer muitas dores é importante que o casal entenda a situação e recomecem com o sonho de ter um filho.

Agendar




12 comentários para “Gravidez pós-aborto: tudo o que você precisa saber!”

  • deolinda tulomba afonso disse:

    este conteúdo serviu me de uma boa lição de como ter sempre o medico ao lado que nos acompanha durante o tempo de aborto e de preparação para uma outra faze de gravidez estou mesmo contente por aprender

  • rosana disse:

    gostei tirei muintas duvidas e sugestoes para minha proxima gravidez.

  • maria soany almeida disse:

    amei tudo que lir neste site, tudo maravilhoso. a pouco dias ,perdir meu bebe e ainda estou mto triste mas esse site me ajudou mto quando diz que não, que me culpar. foi deus que não permitiu. gostaria de agradeçer a esse site maravilhoso.e a deus por tds que faz parte desse site. que deus os abençoè

  • JULIANA MENDES disse:

    foi muito bom ler tudo isso porque pedri o meu bebe porque entrou em ma formação foi espontaneo , pois estava bastante aflita ainda pela perda do meu bebe, foi o primeiro ja era bastante amando, mas como esta escrito não perca a fe o proximo vira com bastante saude e breve estarei com ele em meus braços sorrindo meu sonho ser mãe

  • Alessandra disse:

    Mto bom esse site adorei me tirou mtas dúvidas pois tive dois abortos seguidos e estou mto abalada com isso ainda.

  • Victoria Araujo disse:

    Preciso saber mais sobre o assunto.

  • ana karina disse:

    EU PASSEI 15 ANOS DA VIDA TENTANDO ENGRAVIDAR E NUNCA CONSEGUIA…….ADOTEI UM LINDO MENINO QUE HJ TEM 8 ANOS E ME SENTIA COMPLETA COMO MÃE……..ATÉ QUE AOS 38 ANOS DE IDADE, QUANDO ISSO JÁ NÃO ME ESTAVA NOS PLANOS…………….ATÉ QUE ME VEIO A SURPRESA DE UM TESTE OSITIVO DE GRAVIDEZ…………EU NÃO ME CABIA DE FELICIDADE………….EU ESTAVA EM GESTAÇÃO TRANQUILA E QDO COMPLETOU 23 SEMANAS SOUBE QUE A PLACENTA ESTAVA MADURA, A MEDICA ME PEDIU APENAS REPOUSO ABSOLUTO E MELHORAR A DETA, QUE ESTAVA DEFICIENTE DE ALGUMAS VITAMINAS……..ENTAO AO FAZER UMA USG…..COM 25 SEMANAS DE GESTAÇÃO A MEDICA DISSE QUE MINHA FILHA ESTAVA PEQUENA PARA IDADE GESTACIONAL………..FOI UM CHOQUE TERRIVEL, EU SENTIA PELO JEITO DA MEDICA QUE ALGO NAO IA BEM…….APÓS 8 DIAS DE REPOUSO, ELA PEDIU QUE U REPETISSE O USG E PARA MEU DESESPERO……….MINHA FILHA ESTAVA MORTA………EU ME DESESPEREI E NÃO QUERIA IR PARA O HOSPITAL……O MEDICO DISSE QUE EU PODERIA ESPERAR EM CASA QUE EM 5 OU 6 DIAS MEU ORGANISMO INICIARIA O PROCESSO DO ABORTO…MAS EU PREFERI IR AO HOSPITAL E LÁ CHEGANDO JURO A VOCES…..EU TINHA ESPERANÇA DE MINHA FILHA RESSUSSITAR….NÃO SEI COMO MAS EU TINHA ESPERANÇA…….E O MEDICO PLANTONISTA ME ORIENTOU SOBRE TUDO QUE ACONTECERIA………EU ME APAVOREI COM MEDO, ELE DISSE QUE EU PODERIA FICAR VÁRIOS DIAS EM TRABALHO DE PARTO MAS QUE ESTARIA SEGURA NO HOSPITAL………EU TINHA PAVORRRRRR A PARTO NORMAL…….E ENTAO O MEDICO ME ORIENTOU E INTRODUZIU A MEDICAÇÃO PARA DILATAÇÃO DO UTERO…..ELE DIVIDIU ESTA MEDICAÇÃO EM 4…………QUE DEVERIA SER INTRODUZIDA NOS TEMPOS A CADA 6 HS CADA PARTE……..EU ESTAVA APAVORADA DEMAIS, POREM…….AS 18 HS OLHEI NO RELÓGIO E FOI O MINUTO UE ELE INTRODUZIU O CITOTEC…..APÓS MAIS OU MENOS MEIA HORA COMEÇOU UMA CÓLICA MODERADA E MÉDICOS FAZIAM TOQUES EM MIM CONSTANTEMENTE…..A DOR AUMENTAVA E EU PENSAVA QUE NÃO AGUENTARIA AQUILO POR MUITO TEMPO…………..ENFERMEIRAS PEDIAM QUE EU ME CONTROLASSE E QUE ME ACALMASSE……AHHHHHHHHHH COMO É FÁCIL DIZER ISTO NÉ………AIAIAI …..ENTÃO EU IA AO BANHEIRO O TEMPO INTEIRO E PENSAVA QUE NÃO RESISTIRIA NÃO…..ELAS ME ORIENTAVAM A NÃO GRITAR E NÃO ME LEVANTAR……OQUE ERA IMPOSSIVEL………AS 20;03 MINUTOS A MEDICA PLANTONISTA VEIO E FEZ O TOQUE NOVAMENTE, ELA DISSE QUE MEU UTERO TINHA UMA BOA DILATAÇÃO E QUE MUITO PROVAVELMENTE EU TERIA COMPLETADO TUDO ATÉ AMANHECER……….EU SÓ NÃO ENTNEDIA COMO EU AGUENTARIA AQUELA DOR POR MAIS 8 HS MAIS OU MENOS……E DE REPENTE AS 20; 27 MINUTOS……EU MUDEI A POSIÇÃO E DE REPENTE SENTI UMA PRESSÃO FORTE NA VAGINA………CHAMEI PELA ENFERMEIRA, ELA ME OLHOU COMO SE EU ESTIVESSE MENTINDO……..E EU PEDI QUE ELA OLHASSSE POIS EU SENTIA ALGUMA COISA PRESSIONANDO A VAGINA………ELA VEIO E OLHOU E DAI ELA SIMPLESMENTE PEDIU AJUDA A OUTRA ENFERMEIRA PORQUE SIMPLESMENTE A MINHA FILHA ESTAVA SENDO EXPULSSA………………AHHHHHHHHHH AMIGAS…………EU JURO A VCS……….EU NÃO QUERIA COLOCAR FORÇA NENHUMA ……….NAQUELA HORA EU NÃO QUERIA QUE ELA SAISSE DE DENTRO DE MIM NÃO…….EU SABIA QUE NÃO SUPORTARIA VER ELA MORTA………………E COMO UMA FORÇA DA NATUREZA ELA SAIU…INCRIVELMENTE PERFEITA E JA COM A PLACENTA…….TODA PERFEITA…….EU A OLHEI E NÃO ACREDITEI….PARECIA UMA BONECA DE LOUÇA, PORÉM ESTAVA BEM ROCHA…BASTANTE PRETINHA………EU A OLHEI E OREI MUITO PRA DEUS ME DAR FORÇAS DE ME SEPARAR DELA………………..E ELA SE FOI ENROLADA A UM PANO DO HOSPITAL………..APÓS AS ENFERMEIRAS ME LIMPAREM EU FIQUEI SOZINHA ALGUNS SEGUNDOS A MÉDICA CHEGOU E ME PEDIU EXPLICAÇÃO DE COMO EU CONSEGUI FAZER ISTO EM ALGUNS MINUTOS APÓS ELA TER ME AVALIADO RSRSRS GENTILMENTE ELA ME CONFORTOU E ME ORIENTOU…………EU ME SENTI A PIOR MULHER DO MUNDO……..ESTAVA SEM MINHA FILHA PARA SEMPRE…….LEVANTEI E FUI ATE O POSTO DE ENFERMAGEM E PEDI PARA VER MINHA FILHA MAIS UMA VEZ…….E ELAS ME DISSERAM QUE NÃO SERIA POSSIVEL………EU NEM PERGUNTEI O PORQUE..POIS TINHA MEDO DA RESPOSTA…………E FOI QUANDO MINHA IRMA ME EXPLICOU QUE ELA NÃO PRECISARIA SER ENTERRADA POR TRAMITIS NOSSOS….POIS ELA NASCEU COM MENOS DE 500 GRAMAS OQUE É CONSIDERADA UM ABORTO E O HOSPUITAL SE ENCARREGARIA ………..EU ME APAVOREI E ME ASSEGUREI DE QUE ELA NÃO SERIA JOGOA NO LIXO……..EU NÃO SEI OQUE SE PASSOU NA MINHA CABEÇA ,MAS O MEDO ME TOMOU CONTA…………………..E A NOITE PASSOU, TOMEI BANHO, ME ALIMENTEI……E A CADA MINUTO EU SÓ ME SENTIA MAIS VAZIA……..A DOR DO CORAÇÃO ERA PIOR QUE A DA CONTRAÇAO………………E QUANDO FUI LIBERADA NA MANHA SEGUINTE PARA IR PRA CASA…..EU ME DESESPEREI AO PENSAR QUE SAIRIA DE LÁ SEM MINHA FILHA…………………NEM CONTO A VOCES OS DIAS DE INFERNO QUE PASSEI….MEU CORAÇÃO DOIA DEMAIS, EU GRITAVA DE DOR.DOR DA ALMA…MEUS SEIOS INCHAVAM E SAIA LEITE…..AHHHHH AQUILO ERA TORTURA….VC TER LEITE E NÃO TER O BEBE PARA SUGAR…….EU QUERIA MORRER…………………DEUS E MINHA FAMILIA ME AJUDARAM E EU PASSEI POR ISSO DA MANEIRA MAIS VIAVEL QUE PODERIA SER…………………E AGORA DEPOIS DE EXATOS 5 MESES QUE MINHA LAURA MORREU……….EU SONHEI COM ELA ME ENTREGANDO UM SAPATINHO…………O MEU NAMORADO SONHOU VARIAS VEZES COM ELA DURANTE A SEMANA…………..E ANTES MESMO DE MINHA MENSTRUAÇÃO FALTAR EU SENTIA QUE MEU CORPO ESTAVA FELIZ……ESTAVA PRONTO ESTAVA EM PAZ……E FIZ UM EXAME DE FARMACIA 5 DIAS ANTES DA DATA DE MENSTRUAR………………….E ACREDITEM…………EU QUSE INFARTEI…………POSITIVO…..FIZ MAIS 3 EXAMES DE FARMACIA NA MESMA NOITE….E AO AMANHECER FUI AO LABORATORIO CONFIRMAR COM EXAME DE SANGUE E FINALMENTE………..POSITIVO…………….MEU NAMORADO ME OLHOU E ANTES DE EU ABRIR A BOCA ELE DISSE……….EU JA SEI VOCE TA GRAVIDA…………AHHHHHHHHHH MENINAS ELE NEM IMAGINAVA QUE EU TINHA FEITO EXAMESW……..MAS ELE VIU EM MEUS OLHOS A ALEGRIA QUE JÁ NÃO MAIS EXISTIA EM MIM…………………..ESTOU ANSIOSA PARA IR A MÉDICA NA PROXIMA SEMANA E FAZER TUDO MUITOOOOOOOO CERTO DESTA VEZ…………………………..MENINAS NÃO ESISTAM……..POR PIOR QUE PAREÇA A SITUAÇÃO…..NÃO DESISTAM.NA HORA CERTA………DEUS NOS DÁ A BENÇÃO.

    • Sarah disse:

      Gente, que historia, estou de boca aberta.. sabe Deus faz coisas que as vezes nos nao conseguimos entender no momento, mais Ele sabe porque, nao sei que religiao mais eu tive um aborto com 4 semanas e meia e Deus me deu esse versiculo ” PORQUE SOU QUE CONHECO OS PLANOS QUE TENHO PARA VOCES DIZ O SENHOR, PLANOS DE FAZE-LOS PROSPERAR E NAO DE LHES CAUSAR DANO, PLANOS DE DAR-LHES ESPERANCA E UM FUTURO” foi oque me confortou..

      linda historia, vai ser bencao, o meu tambem.. de todas nos..

  • Mylla disse:

    Pedi um feto a dois anos e tentei a três mesee e n consigo mas tbem sofre de problemas urinario depois que pedi

  • Ana disse:

    Bom dia!
    Nossa a seis anos atras passei por um aborto também.
    Hoje engravidei novamente,fico com um pouco de receio porque não vejo a hora que esses meses passe logo,não vou mentir tenho medo de que posso acontecer de novo,mais creio em deus que essa sera uma gravidez saudável,e que deus está comigo a todo momento.
    Hoje estou de 14 semanas e não vejo a hora que voa esse tempo.
    Passsei por um aperto grande sofrimento grande e não quero passar dinovo.

  • Bruna ferreira disse:

    Estou com uma gestação de 5s e faz exatamente 1 ano que tive um aborto espontâneo, estou muito apriensiva e ansiosa tenho medo de ter o dito aborda espontâneo novamente. 😪

  • Adriana disse:

    Perdi meu bebê no dia 23/07,estava tudo bem , então comecei com um leve corrimento marrom e então fui ao médico fiz uma ultrassom e meu bebê que deveria estar com 11 semanas e 4 dias estava com o tamanho de 9 semanas e sem batimentos, fiquei arrasada. Fui internada e fiz curetagem, fisicamente estou bem . Agora vou me preparar para ficar grávida de novo. O importante é não desisti.😀

Deixe um comentário