Select language



gestação depois de um abortamento

Se você está pensando em engravidar novamente após ter sofrido um processo de abortamento e agora deve estar ansiosa ou confusa sobre qual foi o motivo esse texto foi desenvolvido no intuito de orientá-la a respeito do melhor período de engravidar após o abortamento e os principais passos para você ter uma gestação saudável.

O que causa o abortamento?

Infelizmente o abortamento é uma fatalidade comum que acomete de 15% a 25% das mulheres, o número pode ser ainda maior visto que muitos abortos ocorrem de forma muito precoce que a mulher não consegue identificar que está grávida.

O aborto é diagnosticado quando há a perda fetal antes de 22 semanas de gestação ou a perda de um feto com peso inferior a 500g.

As causas são diversas e devem ser tratadas de formas particulares, mas problemas de divisões cromossômicas ou genéticos são típicos resultados de erros que acontecem por acaso durante a divisão e crescimento embrionário, sendo que isso não ocorre por problemas paternos ou maternos.

Às vezes, algumas doenças maternas, tais como diabetes descontrolada ou problemas uterinos, também podem levar ao abortamento. Entretanto, a maioria das causas de abortamento permanece desconhecida pelo obstetra.

O aborto geralmente acontece uma vez na vida da mulher. A maioria das pacientes que sofreram um processo de abortamento irá engravidar e apresentar uma gestação saudável.

Menos de 5% das mulheres irão ter um novo episódio de abortamento e apenas 1% irá apresentar três ou mais abortamentos.

No entanto apesar de ser comum, o fato é considerada uma das maiores frustrações da vida reprodutiva do casal que são submetidos a tratamentos médicos específicos como psicólogos.

Há algum exame que deve ser realizado antes de engravidar após um aborto?

gravidez depois do parto

Se você passou pela experiência de ter sofrido mais de dois abortamentos, você deve se submeter a uma análise minuciosa sobre as possíveis causas do abortamento de repetição.

Geralmente a causa não é identificada, porém existem diversos outros motivos que podem ser identificados. O ideal é coletar esses determinados exames:

  • Triagem infecciosa: coleta de exames sorológicos para HIV, hepatite B, hepatite C, sífilis, toxoplasmose, rubéola, CMV, HTLV I/II, parvovírus B19;
  • Cariótipo de sangue periférico paterno e materno: exame sanguíneo que analisa a estrutura cromossômica do pai e da mãe;
  • Pesquisa de trombofilias: exames sanguíneos que avaliam se a mãe é portadora de alguma doença que possa aumentar a coagulação sanguínea e prejudicar o fluxo de sangue que vai para o bebê. A principal trombofilia responsável pelo abortamento de repetição se chama síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) e é caracterizada por perdas gestacionais precoces sequenciais;
  • Ultrassonografia transvaginal: exame que avalia o formato do útero e dos ovários em busca de algum sinal que evidencie cisto ovariano ou malformação estrutural uterina;
  • Histeroscopia diagnóstica: exame que avalia o interior da cavidade uterina em busca de alguma possível malformação uterina, tal como o útero septado;

Caso a causa do abortamento não seja identificada, não perca a fé. Cerca de 60 a 70% das mulheres com abortamento sem causa evidente irão apresentar uma gestação saudável no futuro.

Qual é o melhor período para engravidar após sofrer um aborto?

Dê um tempo para você curar as mágoas de uma perda gestacional precoce antes de tentar engravidar novamente.

A recuperação física após um processo de aborto geralmente demora cerca de poucos dias. Sua menstruação irá provavelmente retornar após quatro a seis semanas e é possível engravidar no ciclo menstrual imediatamente após o processo de aborto.

Lembre-se, entretanto, que o aborto gera um intenso sentimento de perda. Você e seu marido podem experimentar uma variação de sentimentos, tais como raiva, tristeza ou culpa. Não apresse o processo de recuperação emocional.

A partir do momento que você se sentir preparada para engravidar novamente, pergunte ao seu obstetra quais deverão ser os próximos passos. Sempre leve em consideração:

  • Um episódio de aborto: a Organização Mundial de Saúde recomenda que se espere pelo menos cerca de 6 meses antes de tentar engravidar novamente, porém alguns estudos não encontraram evidências científicas que aprovem esse tempo. Na realidade, alguns estudos demonstraram que a mulher que engravida antes de 6 meses apresenta menos complicações quando comparada àquelas que aguardam pelo menos 6 meses para engravidar novamente. Caso você seja saudável e se sinta preparada, a nossa recomendação é aguardar três meses para tentar engravidar novamente.
  • Dois ou mais episódios de aborto: provavelmente seu médico deverá solicitar exames para determinar a causa específica do abortamento de repetição, bem como introduzir um tratamento adequado antes de iniciar uma nova tentativa de gestação.
  • Uma gestação molar: a gestação molar ocorre quando a placenta se desenvolve em uma massa anormal repleta de cistos ao invés de se transformar em uma placenta viável para gravidez. Caso você tenha sofrido uma gestação molar, seu médico deverá recomendar que você aguarde pelo menos seis meses antes de tentar uma nova gestação.

Existe algum preparo que para aumentar as minhas chances em obter uma gestação saudável?

gravidez com saúde

Escolher um estilo de vida saudável antes e durante a gravidez auxilia a manter a sua saúde e do bebê. Recomendações básicas são fundamentais, tais como:

  • Inicie tomando as vitaminas pré-natais necessárias ou a suplementação de ácido fólico de forma correta, idealmente cerca de 3-6 meses antes da gestação;
  • Esteja com o peso ideal – o que pode ser obtido por meio de uma alimentação saudável em conjunto com a prática de exercícios físicos;
  • Limite à ingestão de cafeína;
  • Evite situações de estresse;
  • Evite o fumo, o uso de drogas e bebidas alcoólicas;

É importante que a futura mamãe converse com o seu obstetra sobre todos os cuidados e que siga as recomendações inscritas.

Veja mais sobre o tema no vídeo abaixo.

Caso você tenha sofrido múltiplos abortos, procure um médico especialista o qual orientará sobre os cuidados, exames e tratamentos que será preciso realizar.

O aborto é um processo natural entre as mulheres e apesar de trazer muitas dores é importante que o casal entenda a situação e recomecem com o sonho de ter um filho.

Agendar




20 comentários para “Gravidez pós-aborto: tudo o que você precisa saber!”

  • deolinda tulomba afonso disse:

    este conteúdo serviu me de uma boa lição de como ter sempre o medico ao lado que nos acompanha durante o tempo de aborto e de preparação para uma outra faze de gravidez estou mesmo contente por aprender

  • rosana disse:

    gostei tirei muintas duvidas e sugestoes para minha proxima gravidez.

  • maria soany almeida disse:

    amei tudo que lir neste site, tudo maravilhoso. a pouco dias ,perdir meu bebe e ainda estou mto triste mas esse site me ajudou mto quando diz que não, que me culpar. foi deus que não permitiu. gostaria de agradeçer a esse site maravilhoso.e a deus por tds que faz parte desse site. que deus os abençoè

  • JULIANA MENDES disse:

    foi muito bom ler tudo isso porque pedri o meu bebe porque entrou em ma formação foi espontaneo , pois estava bastante aflita ainda pela perda do meu bebe, foi o primeiro ja era bastante amando, mas como esta escrito não perca a fe o proximo vira com bastante saude e breve estarei com ele em meus braços sorrindo meu sonho ser mãe

  • Alessandra disse:

    Mto bom esse site adorei me tirou mtas dúvidas pois tive dois abortos seguidos e estou mto abalada com isso ainda.

  • Victoria Araujo disse:

    Preciso saber mais sobre o assunto.

  • ana karina disse:

    EU PASSEI 15 ANOS DA VIDA TENTANDO ENGRAVIDAR E NUNCA CONSEGUIA…….ADOTEI UM LINDO MENINO QUE HJ TEM 8 ANOS E ME SENTIA COMPLETA COMO MÃE……..ATÉ QUE AOS 38 ANOS DE IDADE, QUANDO ISSO JÁ NÃO ME ESTAVA NOS PLANOS…………….ATÉ QUE ME VEIO A SURPRESA DE UM TESTE OSITIVO DE GRAVIDEZ…………EU NÃO ME CABIA DE FELICIDADE………….EU ESTAVA EM GESTAÇÃO TRANQUILA E QDO COMPLETOU 23 SEMANAS SOUBE QUE A PLACENTA ESTAVA MADURA, A MEDICA ME PEDIU APENAS REPOUSO ABSOLUTO E MELHORAR A DETA, QUE ESTAVA DEFICIENTE DE ALGUMAS VITAMINAS……..ENTAO AO FAZER UMA USG…..COM 25 SEMANAS DE GESTAÇÃO A MEDICA DISSE QUE MINHA FILHA ESTAVA PEQUENA PARA IDADE GESTACIONAL………..FOI UM CHOQUE TERRIVEL, EU SENTIA PELO JEITO DA MEDICA QUE ALGO NAO IA BEM…….APÓS 8 DIAS DE REPOUSO, ELA PEDIU QUE U REPETISSE O USG E PARA MEU DESESPERO……….MINHA FILHA ESTAVA MORTA………EU ME DESESPEREI E NÃO QUERIA IR PARA O HOSPITAL……O MEDICO DISSE QUE EU PODERIA ESPERAR EM CASA QUE EM 5 OU 6 DIAS MEU ORGANISMO INICIARIA O PROCESSO DO ABORTO…MAS EU PREFERI IR AO HOSPITAL E LÁ CHEGANDO JURO A VOCES…..EU TINHA ESPERANÇA DE MINHA FILHA RESSUSSITAR….NÃO SEI COMO MAS EU TINHA ESPERANÇA…….E O MEDICO PLANTONISTA ME ORIENTOU SOBRE TUDO QUE ACONTECERIA………EU ME APAVOREI COM MEDO, ELE DISSE QUE EU PODERIA FICAR VÁRIOS DIAS EM TRABALHO DE PARTO MAS QUE ESTARIA SEGURA NO HOSPITAL………EU TINHA PAVORRRRRR A PARTO NORMAL…….E ENTAO O MEDICO ME ORIENTOU E INTRODUZIU A MEDICAÇÃO PARA DILATAÇÃO DO UTERO…..ELE DIVIDIU ESTA MEDICAÇÃO EM 4…………QUE DEVERIA SER INTRODUZIDA NOS TEMPOS A CADA 6 HS CADA PARTE……..EU ESTAVA APAVORADA DEMAIS, POREM…….AS 18 HS OLHEI NO RELÓGIO E FOI O MINUTO UE ELE INTRODUZIU O CITOTEC…..APÓS MAIS OU MENOS MEIA HORA COMEÇOU UMA CÓLICA MODERADA E MÉDICOS FAZIAM TOQUES EM MIM CONSTANTEMENTE…..A DOR AUMENTAVA E EU PENSAVA QUE NÃO AGUENTARIA AQUILO POR MUITO TEMPO…………..ENFERMEIRAS PEDIAM QUE EU ME CONTROLASSE E QUE ME ACALMASSE……AHHHHHHHHHH COMO É FÁCIL DIZER ISTO NÉ………AIAIAI …..ENTÃO EU IA AO BANHEIRO O TEMPO INTEIRO E PENSAVA QUE NÃO RESISTIRIA NÃO…..ELAS ME ORIENTAVAM A NÃO GRITAR E NÃO ME LEVANTAR……OQUE ERA IMPOSSIVEL………AS 20;03 MINUTOS A MEDICA PLANTONISTA VEIO E FEZ O TOQUE NOVAMENTE, ELA DISSE QUE MEU UTERO TINHA UMA BOA DILATAÇÃO E QUE MUITO PROVAVELMENTE EU TERIA COMPLETADO TUDO ATÉ AMANHECER……….EU SÓ NÃO ENTNEDIA COMO EU AGUENTARIA AQUELA DOR POR MAIS 8 HS MAIS OU MENOS……E DE REPENTE AS 20; 27 MINUTOS……EU MUDEI A POSIÇÃO E DE REPENTE SENTI UMA PRESSÃO FORTE NA VAGINA………CHAMEI PELA ENFERMEIRA, ELA ME OLHOU COMO SE EU ESTIVESSE MENTINDO……..E EU PEDI QUE ELA OLHASSSE POIS EU SENTIA ALGUMA COISA PRESSIONANDO A VAGINA………ELA VEIO E OLHOU E DAI ELA SIMPLESMENTE PEDIU AJUDA A OUTRA ENFERMEIRA PORQUE SIMPLESMENTE A MINHA FILHA ESTAVA SENDO EXPULSSA………………AHHHHHHHHHH AMIGAS…………EU JURO A VCS……….EU NÃO QUERIA COLOCAR FORÇA NENHUMA ……….NAQUELA HORA EU NÃO QUERIA QUE ELA SAISSE DE DENTRO DE MIM NÃO…….EU SABIA QUE NÃO SUPORTARIA VER ELA MORTA………………E COMO UMA FORÇA DA NATUREZA ELA SAIU…INCRIVELMENTE PERFEITA E JA COM A PLACENTA…….TODA PERFEITA…….EU A OLHEI E NÃO ACREDITEI….PARECIA UMA BONECA DE LOUÇA, PORÉM ESTAVA BEM ROCHA…BASTANTE PRETINHA………EU A OLHEI E OREI MUITO PRA DEUS ME DAR FORÇAS DE ME SEPARAR DELA………………..E ELA SE FOI ENROLADA A UM PANO DO HOSPITAL………..APÓS AS ENFERMEIRAS ME LIMPAREM EU FIQUEI SOZINHA ALGUNS SEGUNDOS A MÉDICA CHEGOU E ME PEDIU EXPLICAÇÃO DE COMO EU CONSEGUI FAZER ISTO EM ALGUNS MINUTOS APÓS ELA TER ME AVALIADO RSRSRS GENTILMENTE ELA ME CONFORTOU E ME ORIENTOU…………EU ME SENTI A PIOR MULHER DO MUNDO……..ESTAVA SEM MINHA FILHA PARA SEMPRE…….LEVANTEI E FUI ATE O POSTO DE ENFERMAGEM E PEDI PARA VER MINHA FILHA MAIS UMA VEZ…….E ELAS ME DISSERAM QUE NÃO SERIA POSSIVEL………EU NEM PERGUNTEI O PORQUE..POIS TINHA MEDO DA RESPOSTA…………E FOI QUANDO MINHA IRMA ME EXPLICOU QUE ELA NÃO PRECISARIA SER ENTERRADA POR TRAMITIS NOSSOS….POIS ELA NASCEU COM MENOS DE 500 GRAMAS OQUE É CONSIDERADA UM ABORTO E O HOSPUITAL SE ENCARREGARIA ………..EU ME APAVOREI E ME ASSEGUREI DE QUE ELA NÃO SERIA JOGOA NO LIXO……..EU NÃO SEI OQUE SE PASSOU NA MINHA CABEÇA ,MAS O MEDO ME TOMOU CONTA…………………..E A NOITE PASSOU, TOMEI BANHO, ME ALIMENTEI……E A CADA MINUTO EU SÓ ME SENTIA MAIS VAZIA……..A DOR DO CORAÇÃO ERA PIOR QUE A DA CONTRAÇAO………………E QUANDO FUI LIBERADA NA MANHA SEGUINTE PARA IR PRA CASA…..EU ME DESESPEREI AO PENSAR QUE SAIRIA DE LÁ SEM MINHA FILHA…………………NEM CONTO A VOCES OS DIAS DE INFERNO QUE PASSEI….MEU CORAÇÃO DOIA DEMAIS, EU GRITAVA DE DOR.DOR DA ALMA…MEUS SEIOS INCHAVAM E SAIA LEITE…..AHHHHH AQUILO ERA TORTURA….VC TER LEITE E NÃO TER O BEBE PARA SUGAR…….EU QUERIA MORRER…………………DEUS E MINHA FAMILIA ME AJUDARAM E EU PASSEI POR ISSO DA MANEIRA MAIS VIAVEL QUE PODERIA SER…………………E AGORA DEPOIS DE EXATOS 5 MESES QUE MINHA LAURA MORREU……….EU SONHEI COM ELA ME ENTREGANDO UM SAPATINHO…………O MEU NAMORADO SONHOU VARIAS VEZES COM ELA DURANTE A SEMANA…………..E ANTES MESMO DE MINHA MENSTRUAÇÃO FALTAR EU SENTIA QUE MEU CORPO ESTAVA FELIZ……ESTAVA PRONTO ESTAVA EM PAZ……E FIZ UM EXAME DE FARMACIA 5 DIAS ANTES DA DATA DE MENSTRUAR………………….E ACREDITEM…………EU QUSE INFARTEI…………POSITIVO…..FIZ MAIS 3 EXAMES DE FARMACIA NA MESMA NOITE….E AO AMANHECER FUI AO LABORATORIO CONFIRMAR COM EXAME DE SANGUE E FINALMENTE………..POSITIVO…………….MEU NAMORADO ME OLHOU E ANTES DE EU ABRIR A BOCA ELE DISSE……….EU JA SEI VOCE TA GRAVIDA…………AHHHHHHHHHH MENINAS ELE NEM IMAGINAVA QUE EU TINHA FEITO EXAMESW……..MAS ELE VIU EM MEUS OLHOS A ALEGRIA QUE JÁ NÃO MAIS EXISTIA EM MIM…………………..ESTOU ANSIOSA PARA IR A MÉDICA NA PROXIMA SEMANA E FAZER TUDO MUITOOOOOOOO CERTO DESTA VEZ…………………………..MENINAS NÃO ESISTAM……..POR PIOR QUE PAREÇA A SITUAÇÃO…..NÃO DESISTAM.NA HORA CERTA………DEUS NOS DÁ A BENÇÃO.

    • Sarah disse:

      Gente, que historia, estou de boca aberta.. sabe Deus faz coisas que as vezes nos nao conseguimos entender no momento, mais Ele sabe porque, nao sei que religiao mais eu tive um aborto com 4 semanas e meia e Deus me deu esse versiculo ” PORQUE SOU QUE CONHECO OS PLANOS QUE TENHO PARA VOCES DIZ O SENHOR, PLANOS DE FAZE-LOS PROSPERAR E NAO DE LHES CAUSAR DANO, PLANOS DE DAR-LHES ESPERANCA E UM FUTURO” foi oque me confortou..

      linda historia, vai ser bencao, o meu tambem.. de todas nos..

    • Karina Soares da Silva Lucas disse:

      Chorei com o que escreveu,com o que viveu,imagino sua dor ao perder,mais Deus sabe de todas as coisas,não podemos entender mais ele sabe sempre o que é melhor..
      Que Deus abençoe sua gestação,estarei orando por vc,vc vai ser muito mais feliz do que imagina.
      Bjos

    • Suélen disse:

      Bom dia meninas… Nossa que história linda, me identifiquei com essas histórias e me senti confiante em contar também a minha. Bom, me chamo SUÉLEN e tenho 28 anos, sou casada, tenho uma filha de 10 anos que tive com 17 p 18 anos de outa pessoa, tive ela de parto normal em 2007, tive complicaçoes, passei por uma curetagem um dia depois pra retirar a placenta. Em 2014 fiz uma conização no colo do útero devido uma lesão de alto grau de nic 3. Ano passado em 6 de fevereiro descobri que estava grávida e no dia 1 de março descobri que estava com 7 semanas e 4 dias e que o feto não tinha batimentos, fiquei arrazada, e no dia 14 de março tive uma hemorragia onde constatou que eu estava com aborto retido, novamente passei por uma curetagem e foi muito doloroso perder um bb. NO ÍNICIO DO ANO COMECEI EMENDAR CARTELA DO TAMISA 20 E PAREI EM MAIO AI Em junho desse ano desceu a ÚLtima vez dia 22 e em julho nÃo desceu mais, ai fizemos exame de sangue no inicio de agosto e comprovou positivo, ficamos felizes e ja fizemos a 1 ultra vaginal p saber as semanas dia 15 de agosto e tambem p ver os batimentos , estava com 6 semanas e 5 dias e batimentos 130 por minuto tudo certo td ok, fiz esse exame numa terça na sexta feira da mesma semana tive um começo de sangramento fui na segunda feira na GO E AI PEDIU OUTRA ULTRA VAGINAL QUE FIZ NA TERÇA DIA 22 DE AGOSTO DEU TD CERTO BATIMENTOS 153 por minuto td ok E DESENVOLVIMENTO TAMBEM E PASSOU ULTRAGESTAM 2 CAIXAS UM COMPRIMIDO POR NOITE VIA VAGINAL E REPOUSO ASSIM QUE COMECEI USAR PAROU O TIPO DE SANGRAMENTO AI FUI NA COSULTA DIA 11 DE SETEMBRO TAVA TD BEM A DR PEDIU A UTRA P DIA 29 DE SETEMBRO P VER TRANSLUCENSCIA NUCAL OSSO NASAL E DUCTO VENOSO NO CASO ESSE EXAME E FEITO SOMENTE DEPOIS DAS 12 SEMANAS DE GESTAÇAO Q NO CASO E O 1 TRIMESTRE. So que no dia 15 agora na sexta comecei sentir dores tipo colicas e novamente secreçaõ tipo borra de café no tom marrom e ai ja me preoucupei, como trabalho de operadora de caixa q e sentada me encomodou as dores sai do trabalho fui no hospital so q nada foi passado pq eu ja estava fazendo o uso do utragestam, entao fiquei aguardando ate a segunda p ir na medica. No sabado acordei bem sem dores porem saiu tipo um coagulo escuro a minha vagina ate tirei foto p mostrar pra DR na segunda, mais ai fui trabalhar, nada senti, a noite comi pizza e dormi… de madrugada umas 2 e meia mai ou menos eu acordei sentindo dores de colicas, falei p meu esposo e ele disse se eu queria ir no hospital so q eu nao quis ir.. as dores viam fortes e passavam, ficou assim ate 5 e meia a manhaeu fiuei aguentando nem dormi mais, quando foi umas 15 p 6 da manha falei p meu esposo q ia tomar banho p ver se aliviava um pouco so q nao foi bem isso q aconteceu minha barriaga endureceu e senti algo se soltando dentro de mim como se estivesse estourado a bolsa e senti uma coisa quentinha saindo no caso era sangue com liquido eu estava perdendo meu bb, gritei meu esposo e ele veio e eu disse q estava sentindo p ele e ele logo ligou p mae dele fomos p hospital na cidade vizinha a minha pois aqui nao tem muitos recursos p gestantes chegando la minha sogra pagou uma consulta p mim ser atendida logo e logo assim o medico me examinou e me falou q nao tinha mais jeito que eu havia perdido meu bb e q ele ja estava saindo com o saco gestacional e q provavelmente poderia ter sido um descolamnetode placenta e q eu teria q novamente passar por uma curetagem isso td aconteceu domingo agora eu fui encaminhada p uma outra cidade pra azer esse procedimento cirurgico recebi alta segunda estou 15 dias de atestado do serviço e estou me recuperando é um sentimento de um vazio q só quem ja passou sabe explicar eu tive 2 abortos de repetiçoes um foi aborto retido e agoa esse de descolamento de placenta sendo q o outro nao tinha batimentos e esse tinha estava com 11 semanas e 4 dias ontem era p eu ter completado 12 semanas… ESTAMOS TRISTES DEMAIS… AGORA QUERO FAZER UM TRATAMENTO E ANTES DOS TRINTA ANOS QUERO TE MEU FILHO SE DESUS QUISER… mais DEUS sabe de td e o q for melhor p gente DEUS PROVERA FUTURAMENTE… AMEM EU CREIO TENHAMOS FÉ MENINAS. FIQUEM COM DEUS . DEUS AS ABENÇOE

    • Eliana disse:

      Que linda história apesar de ter tido muita tristeza. Creio que Deus sabe de todas as coisas e aceitamos. Todas minhas conhecidas perderam o primeiro bebê, inclusive minha irmã, e agora tem filhos lindos, saudáveis, etc. Agora mesmo escrevo desde o médico, esperando o anestesista para a curetagem. Apesar da perda, estou com uma certeza e fé de que minha benção está próxima. Nao fiquemos triste, pq a Vitória em Cristo Jesus é certa!

    • Leandra Silva Rocha disse:

      Eu gostaria de compartilhar um pouco da minha história, como um desabafo, sou casada ha 3 anos e 9 meses, e há 2 anos tentamos engravidar, dia 19 de Setembro eu recebi a notícia mais maravilhosa da minha vida, estava grávida, fiquei pulando de alegria, pelas minhas contas estaria com 10 semanas, ou seja, dois meses, minha amiga e Dra Suely disse p eu fazer a ultrassom pq já dava pra conhecer nosso bebê, assim no dia 20 de Setembro eu fui feliz da vida, quando o médico começou fazer o exame, eu percebi pelo rosto dele, q ñ tava tudo bem, e eu fiquei ansiosa querendo ouvir meu bebê, e nada.
      Aí ele disse q precisava fazer uma transvaginal e assim fez, na mesma hora ele disse q achou o saco gestacional e a vesícula vetlinica, pôrem, ele disse q, ou eu tinha errado a dum, ou o embrião ñ estaria desenvolvendo, pois estava compatível c 4 semanas, eu fiquei desesperda pq eu tinha certeza da dum, angustiada. Falei c minha médica ,ela sugeriu q eu fizessw outra usg em outra cidade no dia seguinte, assim eu fiz, ela me levou pra outra cidade, num médico amigo dela, fiz outra usg, e ele disse q tava tudo bem, porém q eu ñ tinha engravidado en julho e sim em agosto e estaria compatível com 5 semana e 4 dias, tbm fiz outro beta p ver a quantidade de hcg, q foi comprovado q estava subindo, ou seja, estava gravídissima, respirei aliviada e feliz, era uma gestação muito esperada. Na terça-feira seguinte à descoberta dia 26/09, comecei sangrar, tipo borra de café, comuniquei minha médica, ela prescreveu dactol ob e pediu p eu repetir a usg, dia 27 de setembro fiz outra usg (obstetríca) e meu mundo desabou, o médico disse q o embrião ñ havia se desenvolvido e q eu estava c aborto retido, e me encaminhou p curetagem, mas aí eu pedi p ele fazer transvaginal pq qm sabe eu ñ teria engravidado em julho e sim em agosto, aí ele fez, E segundo ele o embrião tava crescendo, q era p eu voltar p casa e aguardar e voltar na semana seguinte p repetir o exame p ver se o embrião tava ou ñ crescendo, eu me enchi de esperança, mas minga médica sempre foi realista me dizendo q tudo poderia acontecer, passei o resto de setembro sangrando tipo borra de café e c cólicas, no domingo comecei sangrar intensamente, aí a Dra tinha comprado p utrogestan pra mim, me explicou como seria a atuação do medicamento, e eu usei, na mesma tarde de 01 Outubro eu senti um peso, corri pro sanitário e senti algo sair de dentro de mim, era uma bola de sangue com os restos placentários. Gente foi uma das cenas mais difíceis da minha vida, uma dor inexplicável, uma dor q rasga a alma, hj fazem 5 dias q meu bebê virou estrelinha e eu só peço a Deus q Ele console meu coração, foram apenas 11 dias q eu tinha descoberto q tava grávida, mas eu já amava tanto meu bebê, mas eu ñ questiono Deus, sei q Ele vai preparar minha bênção e logo eu conseguirei a graça de ser mãe novamente.
      Mas tá sendo tão difícil, como eu queria q isso fosse só um pesadelo, q eu acordasse e descobrisse q meu bebê ainda tá aqui, mas meus planos são diferentes dos planos do Senhor.
      “Um sonho adiado, ñ é um sonho sepultado ”
      “O Senhor o deu, o Senhor tirou, louvado seja o nome do Senhor”

  • Mylla disse:

    Pedi um feto a dois anos e tentei a três mesee e n consigo mas tbem sofre de problemas urinario depois que pedi

  • Ana disse:

    Bom dia!
    Nossa a seis anos atras passei por um aborto também.
    Hoje engravidei novamente,fico com um pouco de receio porque não vejo a hora que esses meses passe logo,não vou mentir tenho medo de que posso acontecer de novo,mais creio em deus que essa sera uma gravidez saudável,e que deus está comigo a todo momento.
    Hoje estou de 14 semanas e não vejo a hora que voa esse tempo.
    Passsei por um aperto grande sofrimento grande e não quero passar dinovo.

  • Bruna ferreira disse:

    Estou com uma gestação de 5s e faz exatamente 1 ano que tive um aborto espontâneo, estou muito apriensiva e ansiosa tenho medo de ter o dito aborda espontâneo novamente. 😪

  • Adriana disse:

    Perdi meu bebê no dia 23/07,estava tudo bem , então comecei com um leve corrimento marrom e então fui ao médico fiz uma ultrassom e meu bebê que deveria estar com 11 semanas e 4 dias estava com o tamanho de 9 semanas e sem batimentos, fiquei arrasada. Fui internada e fiz curetagem, fisicamente estou bem . Agora vou me preparar para ficar grávida de novo. O importante é não desisti.😀

  • Geronize Lopes disse:

    Olá meninas de fato não é fácil perde um filho… Eu perdi uma princesa em 2015 com 23 semanas de gestação, tive síndrome de hellp quase morri. Dias terríveis no hospital 35 dias internada. A dor maior foi sair de lá sem minha Rebecca… Após a perda me cuidei e descansei em Deus. Comecei a tomar ASS infantil e ácido fólico, em março descobri que estava grávida meu Deus que alegria nosso milagrinho estava ali😭😍agradecemos a Deus e começamos com planos e planos e planos, tinha certeza que viria um príncipe não sei pq, fizemos o chá revelacao e lá estava nosso João Felipe que alegria meu Deus… Estava confiante esperançosa orava para que nada acontecesse conosco. Dia 14 de agosto começou a sair líquido como se fosse xixi pela manhã, achei estranho e fui ao hospital, chegando lá me examinaram e falaram que não dá líquido aminiotico que podia ficar tranquila, voltei pra casa e continuou a sair líquido e líquido. No dia seguinte saiu líquido com sangue desesperei corri pro hospital com meu esposo, chegando lá me examinaram mais uma vez e disse que era normal e que não precisava me preocupa, como não preocupa… Mais uma vez voltei pra casa, na quarta retornei pq tinha morfológica marcada, a médica foi fazendo o exame e média de ca de lá e de cá e de lá, disse a ela o que estava acontecendo e ela não me falava nada, até que disse mamae não tem nenhum liquido aqui, seu bebe esta no seco… Não acreditei fui internada naquele dia, parecia um pesadelo no mesmo hospital que perdi minha princesa, lá estava eu novamente o medo querendo me dominar, mais em todo tempo pensava positivo… Era difícil pq toda hora vinha algum médico me lembrar que meu filho não iria resistir se ele nascesse pq dizer a uma mae😭 Meu João estava com 740 gramas não parava de mexer, conversava o tempo todo com ele, dizendo pra ele ser forte que a mamãe desejava muito ele. Os médico falaram que teria que ser induzida devido a uma infecção que estava se espalhando… Não não isso não, o João não poderia nascer agora não isso não… Meu esposo estava ali ao meu lado o tempo todo me dando forças e orando comigo. Pedi pra fazer uma cesaria mais os médicos disseram que não!!! Seria muito perigoso pra mim… E eu não pensava mais em mim só nele meu amor, meu príncipe meu milagre só queria sair daquele pesadelo… 😭😭😭 meu milagre nasceu dia 19 de agosto mais não resistiu como era lindo nosso amor fiz questão de beija-lo de falar no ouvidinho dele o quando ele foi amado haaa meu João como vc foi sonhado!!! deixou a mamãe e o papai e foi brincar com a Maninha. Sei que eles estão em um bom lugar pq o nosso Deus é lindo e bom o tempo todo…
    Mais essa dor não tem explicação, se não fosse minha fé e crer que tudo coopera para o nosso bem. Há como é difícil sair de um hospital de mãos vazia, pior ainda é chegar em casa e se deparar com a realidade… Me recuperando a cada dia. Sonhando com filhos em meus braços no meu dia a dia. Sei que esse dia vai chegar…. Não irei desistir pq ser mãe é uma promessa de Deus em minha vida…pra vc que que está lendo o que aconteceu comigo saiba que Deus é bom em todo tempo, não compreendemos muitas vezes, mais Ele sempre irá nos surpreender. Aguarde Ele irá nos surpreender com o melhor… Aguardando minha casa cheia de brinquedos espalhados por todo lado…😍🙏🏻

    • Monica disse:

      A dor de perder um bebê é indescritível,pior momento da minha vida.Perdi a Sofia com 8 meses de gestão,amo crianças gosto de cuidar,cuidei de vários sobrinhos com prazer! Mas nunca me vi grávida,mas aos 42 anos fui surpreendida com a gravidez e entrei em pânico,não sei explicar o desespero que me bateu,pensei em abortar o que me envergonho de se quer ter pensado,tinha um mioma e os médicos diziam que seria uma gestação complicada.Na cegueira do desespero busquei sites que ensinavam chás para abortar eu que detesto chás,tomei de canela alguns dias nada acontecia com a graça de Deus,desisti fiquei com medo de ter causado dano ao meu bebê.Perguntei para médica com vergonha se tomar esse chá prejudicaria,disse que não.Prossegui nas consultas e diziam estar bem,mas que poderia ser prematuro.Mas no dia 30 de março,meu mundo virou fr cabeça para baixo,uma ultrassom morfológica detectou baixo peso para o tempo de gestão,até o momento não tinha noção do que tinha por vir.Em uma outra consulta para avaliação com outra médica,fui informada que teria a possibilidade de síndrome,mas não aceitei aquilo e fiquei calma,mas chegando perto de casa desabei em prantos.Fui para medicina fetal e lá uns 3 médicos analisavam a bebê e só recebia notícias ruins.Chorava muito depois da consulta,meu mundo cor de rosa desabou.Ganhei tudo para a Sofia todos perguntavam quando ela iria chegar,não contei do problema.Um especialista dizia ser a síndrome 18 incompatível com a vida.Fiz o exame para detectar qual síndrome e em uma semana em parto normal dei a luz uma bebezinha já morta.Não tive coragem de pega-la no colo pois não aguentaria deixa la ir,só vi de costas no colo da médica a minha bebezinha linda.E assim que a chamo até hoje minha bebezinha linda,nunca vou esquecer dos momentos que ficamos juntas,o amor me sentia me trazia paz e força.Mas infelizmente perdi a coisa mais importante da minha vida! Se estou aqui é pq Deus existe,sigo pedindo forças para aguentar tudo isso.A Sofia me transformou em uma pessoa muito melhor do que antes,sinto absurdamente sua falta.Amo minha bebezinha.A dor que fica na alma é devastadora.Sou contra o aborto,que todas as mulheres desse mundo amem seus filhos.

  • Maria disse:

    No dia 30/12/2016
    Tive um aborto já estava com 18 semanas. A bolsa furou e tive infecção generalizada quase morri. A minha bebê faleceu no meu útero. Eu e meu esposo ficamos muito desolados. Porém eu tenho uma linda bebê de 5 anos que me dá força. Quando foi em abril descobrir que estava grávida novamente senti muito feliz porém o episódio se repetiu dessa vez tive a dilatação do útero e uma infecção a qual os médicos me informaram que se não fosse feito o aborto induzidos eu perderia o útero ou até mesmo a vida. A minha linda nasce viva porém não foi possível fazer nada para salva-la ela ainda não tinha formado o pulmão nem a parte neural. Sinceramente meu coração está em pedaçinhos eu tinha muita fé que dessa fez ia dar certo já tinha 20 semanas. O meu conforto e meu esposo e minha filha. Não sei se terei coragem de tentar novamente a dor da perda é muito triste e dolorosa.

  • Andreza Luna disse:

    A exatamente uma semana eu perde o meu primeiro filho tanto eu como o meu marido ficamos muito tristes pois já estamos casados há 4 anos e queríamos muito esse bebê mais ainda não foi dessa vez. Assim que possível tentaremos de novo se Deus permitir. Quero agradecer a vcs do site por que ao ler tudo que foi escrito aqui fiquei bastante tranquila em relação a uma próxima gestação.

Deixe um comentário