Select language



Higiene íntima

O sistema reprodutor feminino é, em sua maior parte, interno e por isso mesmo as mulheres devem ter um cuidado especial com sua higienização, uma vez que a chance de infecção vaginal pode ser grande e levar a diversas complicações. O quadro clínico mais frequente de infecções genitais é o corrimento vaginal, porém, podem existir outras manifestações clínicas: ardor, coceira ou dor na genitália. Com o verão e as altas temperaturas, o cuidado deve ser redobrado, pois a flora vaginal é muito sensível a qualquer mudança climática, predispondo a proliferação de fungos ou bactérias no canal vaginal!

Um ponto importante a ser analisado durante as férias de verão é a necessidade de retirar o biquíni molhado assim que sair do mar ou da piscina, evitando ficar com a peça úmida em contato com a região pélvica por muito tempo. Dessa forma, evita-se que a umidade interfira na microbiota da flora vaginal.

O que evitar?

Algumas ações simples do dia a dia ajudam na higiene íntima e evitam doenças e incômodos. A nossa equipe médica da clínica BedMed separou algumas dicas para vocês poderem curtir o verão sem preocupações:

  • Sempre lave e seque de forma rigorosa a região da genitália externa (pequenos e grandes lábios, região perineal e perianal). Na hora do banho, de preferência ao uso de sabonetes neutros e evite o uso diário de sabonetes íntimos (eles devem ser utilizados cerca de 3x/ semana);

 

  • Evite utilizar roupas muito apertadas, pois isso pode causar um aumento da umidade com consequente alteração na concentração de fungos e bactérias;
  • Evite calcinhas de tecidos sintéticos e fique atenta à troca de amaciantes. A região da genitália externa é muito sensível e pode sofrer inflamação se entrar em contato com algum componente diferente do amaciante que já vinha sendo utilizado;

 

  • Evite lenços umedecidos perfumados;

 

  • Evite o uso constante de absorventes internos.

O que fazer?

A incorporação de alguns hábitos à sua rotina pode fazer bem para sua higiene íntima e evitar algumas doenças. Seguem algumas dicas fundamentais:

  • Utilizar sabonetes íntimos ou com ph neutro;
  • Prefira calcinhas de algodão;
  • Sempre que possível, durma sem calcinha;
  • Não utilize protetores diários por muito tempo.

A higiene íntima é um ponto importante para qualquer mulher e durante o período menstrual ou no pós-parto, a atenção deve ser ainda maior, uma vez que a área está sensível e mais propensa a desenvolver infecções.

Cada mulher possui as suas preferências e rotina de higienização. O importante é incorporar novos hábitos saudáveis e manter a sua saúde sempre em dia. Realize visitas periódicas ao seu ginecologista. Caso você tenha algum tipo de corrimento, aguarde avaliação médica, pois, muitas vezes, a pomada orientada pela sua amiga nem sempre é a melhor opção no seu caso. Fique atenta. Você é o seu bem mais precioso!





Deixe um comentário