Select language



consulta sobre endometriose

A endometriose é uma alteração inflamatória crônica causada pela presença de tecido endometrial fora do útero. Sua localização mais frequente ocorre geralmente em regiões e órgãos pélvicos adjacentes ao útero, tais como a bexiga, as alças intestinais, os ovários e as tubas uterinas.

Apesar de ser uma das principais causas de infertilidade feminina, algumas pessoas ainda levam algum tempo para buscar a ajuda de um especialista em endometriose, devido, principalmente, ao desconhecimento dos sintomas e dos fatores que indicam a presença da enfermidade.

Endometriose

Quais são os principais sintomas da endometriose?

Os sintomas da endometriose podem ser muito parecidos com os de outras condições ginecológicas, o que pode, muitas vezes, dificultar o diagnóstico da doença.

Frequentemente, as pacientes demoram a buscar a orientação de um ginecologista, pois não conseguem identificar a presença de possíveis sinais que indiquem a endometriose.

Contudo, a presença da endometriose no organismo pode ser percebida por meio de alguns sintomas, tais como:

  • Cólica menstrual intensa, com piora da sua intensidade ao longo dos anos;
  • Desconforto e dores durante as relações sexuais, principalmente na região do fundo do canal vaginal;
  • Alterações intestinais no período menstrual: muito comum nos casos em que a enfermidade acomete órgãos do sistema digestivo, como o intestino, causando diarreia, constipação intestinal ou sangramento nas fezes, por exemplo;
  • Alterações nas funções urinárias: comum nos casos em que a endometriose afeta órgãos do sistema urinário, como a bexiga, aumentando o volume das micções ou dor ao urinar;
  • Dores constantes na região abdominal, independentemente de estar ou não no período menstrual: condição bastante comum nos casos de endometriose profunda, caracterizada como sendo o estágio mais avançado da enfermidade, na qual há a presença de tecido endometrial disseminado na cavidade pélvica, acometendo a bexiga ou as alças intestinais.

Além desses sintomas, grande parte das mulheres diagnosticadas com endometriose apresenta dificuldade em obter uma gestação de forma espontânea, o que caracteriza a doença como sendo uma das principais causas de infertilidade feminina atualmente.

Devido a isso, muitas pacientes com endometriose buscam tratamentos de reprodução assistida para conseguir engravidar.

Qual é o momento ideal para buscar o auxílio de um especialista em endometriose?

Muitas mulheres que sentem cólicas ou desconfortos abdominais durante as menstruações, não recebem a atenção ideal durante a consulta médica, visto que diversas alterações ginecológicas promovem esses mesmos sintomas.

No entanto, o ideal é que o profissional oriente a realização de exames subsidiários para avaliar de maneira adequada a condição ginecológica informada pela paciente.

Caso a mulher já tenha se queixado de algum dos sintomas mencionados anteriormente, o ideal é buscar o auxílio de um médico ginecologista especialista em endometriose.

Ele irá solicitar exames mais específicos para diagnosticar o verdadeiro motivo dos sintomas, podendo ou não identificar a presença da endometriose. Se a enfermidade for confirmada, o próprio especialista poderá orientá-la sobre qual deve ser a conduta a ser tomada.

É muito importante que as mulheres tenham em mente que pode ser usual sentir cólicas ou desconfortos na região pélvica durante o período menstrual, porém o aumento da intensidade da dor ou a incapacidade de realizar qualquer tipo de atividade durante esse período pode indicar a presença da enfermidade.

É essencial manter uma regularidade na realização de exames ginecológicos e consultas médicas a fim de garantir o seu próprio bem estar.

Agendar




Deixe um comentário