Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os principais sintomas dos cistos de ovário?

Saiba quais são os principais sinais e sintomas que os cistos apresentam e como essas formações podem ser tratadas.

Mulher deitada no sofá
Imagem: Shutterstock

Os cistos no ovário são como pequenas bolsas que contêm líquido em seu interior. São relativamente comuns em mulheres com idade entre 20 e 35 anos ou portadoras de determinados tipos de doenças, tais como a endometriose ou a doença inflamatória pélvica. Os sintomas dos cistos no ovário não são comuns de se apresentarem, o que dificulta que se faça um diagnóstico da condição de forma precoce.

Apesar disso, algumas mulheres podem, sim, apresentar sintomas dos cistos no ovário, dos quais falaremos mais adiante.

Tipos de cistos ovarianos

Existem diversos tipos de cistos ovarianos, sendo os mais comuns:

Cistos funcionais

São aqueles que fazem parte do processo normal do ciclo menstrual, aparecendo e desaparecendo espontaneamente. Eles podem ser foliculares ou lúteos. O cisto folicular se forma quando um folículo não se rompe e não libera o óvulo para a fecundação. Ele mede, em média, cerca de 3-4 cm.

Os cistos lúteos se formam após a ovulação. Se o óvulo não é fecundado pelo espermatozoide, o corpo lúteo desaparece. No entanto, há casos em que esse corpo lúteo acaba sendo preenchido por algum fluido ou até mesmo por sangue e continua dentro do ovário, formando um cisto hemorrágico. Seu tamanho pode chegar até 10 cm de diâmetro e promove bastante dor.

Cisto dermoide

Chamado também de teratoma cístico maduro, esse tipo de cisto é benigno e surge com mais frequência em mulheres mais jovens. Em sua composição é possível encontrar ossos, gordura, dentes, cartilagem e pelos.

Cisto endometrioide ou endometrioma

São os cistos que se formam na presença de um quadro de endometriose. O endometrioma aparece quando o endométrio, tecido que reveste a mucosa interna do útero, cresce e se instala nos ovários. Isso pode promover um impacto negativo na fertilidade da mulher.

Cisto hemorrágico

Ocorre quando um vaso sanguíneo do cisto se rompe, causando sangramentos internos.

Sintomas dos cistos ovarianos

Na maioria das vezes, não há presença de sintomas dos cistos no ovário, o que torna difícil o diagnóstico e o tratamento precoces. Quase sempre os sintomas dos cistos no ovário surgem apenas quando o cisto cresce muito, quando há torção (seu tamanho se torna tão grande que ele gira em torno do próprio eixo, literalmente se torcendo) ou quando ele se rompe.

Dessa forma, a única maneira de descobrir um cisto no ovário é por meio dos exames ginecológicos de rotina. Quando existem sintomas dos cistos no ovário, eles costumam variar conforme o tamanho e o tipo de cisto.

Em geral, a mulher pode apresentar:

  • Dores abdominais;
  • Desconfortos na região pélvica, de intensidade moderada;
  • Sensação de pressão no abdômen;
  • Dores intensas nas pernas e costas antes e/ou durante o período menstrual;
  • Náuseas;
  • Dor durante as relações sexuais;
  • Sensibilidade nas mamas;
  • Dor ao evacuar;
  • Sangramentos vaginais fora do período menstrual;
  • Enjoos frequentes;
  • Fadiga;
  • Irregularidade menstrual;
  • Dificuldade para engravidar.

Como são tratados os cistos ovarianos

Para indicar um tratamento adequado, o médico vai avaliar uma série de fatores, tais como o tamanho do cisto, suas características, idade da paciente e quais sintomas dos cistos no ovário estão sendo relatados.

Os chamados cistos funcionais, que são os mais comuns, aparecem e desaparecem espontaneamente, não necessitando de tratamento. Nos demais casos, em geral, é indicado o acompanhamento médico para avaliar se o cisto cresceu ou diminuiu de tamanho.

Porém, quando a mulher passa a apresentar sintomas dos cistos no ovário, o especialista pode indicar o uso de pílulas anticoncepcionais que contenham os hormônios estrogênio e progesterona para regularizar os níveis hormonais.

Se os cistos causam dor moderada a severa, quando há suspeita de torção ovariana ou quando o médico suspeita de malignidade, pode haver necessidade de tratamento cirúrgico com retirada do cisto (procedimento chamado de ooforoplastia) ou retirada total do ovário (procedimento chamado de ooforectomia). Nesse caso, o procedimento geralmente é realizado por videolaparoscopia, que permite uma recuperação mais rápida da mulher e menos riscos cirúrgicos.

O importante é que, mesmo se aparecerem ou não os sintomas dos cistos no ovário, se a mulher for diagnosticada com a condição, ela deve fazer acompanhamento regular com o seu médico ginecologista para avaliar se há necessidade ou não de alguma intervenção, seja ela cirúrgica ou medicamentosa. Também não há motivo para pânico quando um cisto é diagnosticado, pois a maioria deles é benigno, não evoluindo para câncer.

Entre em contato, agende uma consulta com os especialistas da clínica BedMed e saiba mais sobre os tratamentos de reprodução humana.

Fontes:

BedMed

Manual MSD

Rede D’Or São Luiz

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta pelo whatsapp

(11) 91934-1697