Select language



Controle de peso na gravidez

Uma das grandes preocupações que as mulheres têm quando descobrem a gravidez ou quando estão planejando a futura gestação está relacionada à mudança que o corpo sofrerá devido ao ganho de peso.

Muitas chegam a questionar os médicos obstetras sobre quantos quilos deverão ganhar durante o período da gestação ou se conseguirão recuperar a forma depois de ter o bebê.

Inicialmente, é essencial deixar claro que o ganho de peso durante a gestação faz parte de um processo fisiológico fundamental para o bom desenvolvimento do bebê, mas é claro que isso não é sinônimo de falta de preocupação por parte das grávidas com relação à dieta.

O corpo da gestante precisa acumular líquido e gordura para a gravidez e, portanto, ganhar peso é inevitável. Entretanto, esse ganho de peso deve ser apenas o suficiente para suprir as necessidades do organismo da mamãe e do bebê.

Qual é o ganho de peso ideal durante a gravidez?

A quantidade de quilos que as mulheres ganham durante a gravidez varia de acordo com o metabolismo de cada uma delas, contudo, existe uma média considerada ideal seguindo o cálculo individual do índice de massa corporal (IMC).

Para realizar o cálculo do IMC é preciso conhecer a altura e o peso da mulher antes de engravidar. Depois o peso é dividido pela altura x altura.

Por exemplo, uma mulher que, antes de engravidar, possuía 1,60 m de altura e 70 kg de peso, resulta um IMC igual a 27,3.

Para saber a média de peso ideal que a gestante deve ganhar, basta acompanhar a seguinte tabela, de acordo o IMC que ela apresentava antes da gestação:

  • IMC inferior ou igual a 18,5: o ganho de peso ideal deve ser de 13 kg a 18 kg;
  • IMC de 18,5 a 25: o ganho de peso ideal deve ser de 11,5 kg a 16 kg;
  • IMC de 25 a 30: o ganho de peso ideal deve ser de 7 kg a 11,5 kg;
  • IMC acima de 30: o ganho de peso ideal deve ser de 5 kg a 9 kg.

Gestantes menores de 20 anos são aconselhadas por ginecologistas obstetras a atingirem o máximo de peso possível, de acordo com a faixa ideal de ganho de peso.

Para os casos de gestação múltipla, devem ser acrescentados 4,5 kg por bebê na média de ganho de peso ideal durante a gravidez.

As grávidas que apresentam um aumento de peso muito acima ou abaixo do indicado, ou de acordo com o orientado como ideal pelo médico obstetra, precisam de atenção redobrada.

Manter um peso inadequado durante a gestação pode acarretar diversas complicações para o feto e para a gestante.

obstetras orientam o ganho de peso ideal na gravdez

bedmed_616x50_oferta2_CTA

Quais são os riscos do ganho de peso inadequado?

Em média, ao longo do primeiro trimestre da gravidez é considerado ideal a mulher ganhar até 1,8 kg e, durante o segundo e terceiro trimestres, engordar cerca de 400 g por semana. Contudo, o ápice do ganho de peso ocorre entre a 24ª e a 31ª semanas.

No entanto, ganhar muito peso durante a gravidez não é considerado saudável, bem como não ganhar peso o suficiente.

Ambas as situações podem desencadear sérios problemas à saúde da gestante e afetar o desenvolvimento do bebê. Entenda as consequências de cada caso:

Ganho de peso excessivo durante a gravidez

Mulheres que ganham uma quantidade excessiva de peso durante a gravidez tendem a não conseguirem recuperar a forma no período do pós-parto, havendo grandes chances de manterem o IMC entre sobrepeso ou obesidade pelo resto da vida.

Estudos identificaram que cerca de 40% das mulheres que ganharam muito peso durante a gestação, permaneceram com aproximadamente 8 a 10 kg a mais de peso quando comparado ao peso prévio à gravidez.

Além disso, diversas pesquisas indicam que o ganho de peso excessivo na gestação está associado a maiores riscos da gestante desenvolver hipertensão ou diabetes gestacional, sérias complicações que representam risco aumentado para parto prematuro ou até mesmo abortamento.

Vale lembrar que crianças que foram geradas em meio a uma gestação em que houve excesso de ganho de peso materno, apresentam maiores probabilidades de desenvolver obesidade, diabetes e hipertensão ao longo da infância ou da vida adulta.

Ganho de peso insuficiente durante a gravidez

Apesar de muitas mulheres se preocuparem com o corpo durante o período da gravidez, o ganho de peso não deve ser visto como algo que afetará sua beleza.

Mulheres que apresentam baixo ganho de peso na gestação tendem a ter bebês nascidos com peso e tamanho abaixo do considerado ideal e, em muitos casos, prematuros.

Em média, a cada quilo que a gestante ganha, o bebê aumenta o seu peso em cerca de 16,7 a 22,6 gramas, variando de acordo com o metabolismo da mãe e o fluxo de nutrientes para o bebê.

Por isso, ganhar peso é fundamental para a gestação, mas sempre seguindo a orientação do especialista em ginecologia e obstetrícia que acompanha o caso.

bedmed_616x285_oferta2_blog_CTA





Deixe um comentário