Select language



idade limite para engravidar

Atualmente, devido ao aumento da expectativa de vida da população e a sua presença efetiva no mercado de trabalho, a mulher passou a ter outros objetivos iniciais, como se estabelecer financeiramente e realizar-se profissionalmente, postergando o desejo da maternidade.

No entanto, a maioria das pacientes que adia a gravidez, acaba procurando o auxílio de um médico obstetra para planejar a gestação em uma fase mais tardia e isso pode vir a gerar algumas complicações.

Na década de 40, a expectativa de vida da mulher girava em torno dos 50 anos. Nesse período, elas se casavam ainda muito novas, tinham filhos cedo e, ao atingirem os 45 anos, entravam na menopausa.

Contudo, hoje em dia, a expectativa de vida aumentou consideravelmente, sendo de 78,8 anos para as mulheres, segundo o IBGE. Mesmo assim, não são poucas atualmente que alcançam ou ultrapassam os 90 anos de idade.

Essa visão de ter mais tempo fez com que as mulheres desejassem muito mais do que casar e ter filhos, passando a postergar a concretização da maternidade.

Além disso, a rotina estressante do mercado de trabalho atual transforma o desejo de realizar-se profissionalmente em uma tarefa que requer muita dedicação.

Tempo para quem ainda está se estabilizando é algo muito valioso, não sendo mais tão comuns os momentos de convívio social, podendo dificultar o encontro com o par ideal.

Diante desse cenário, quando a mulher finalmente decide dedicar-se ao planejamento familiar, ela pode enfrentar alguns problemas correlacionados à fertilidade, principalmente devido à sua idade.

CTA-E-book-Planejamento

De acordo com obstetras, qual é a melhor idade para ser mãe?

Ao contrário do homem, que mantém uma constante produção de espermatozoides (gametas masculinos) ao longo de sua vida, as mulheres já nascem com uma quantidade pré-determinada de óvulos (gametas femininos), que não se multiplicam e vão reduzindo com o passar dos anos, até atingirem a falência ovariana – fase conhecida como menopausa.

Essa quantia de óvulos que a mulher possui desde o nascimento é chamada de reserva ovariana. De acordo com especialistas em ginecologia e obstetrícia, ela apresenta queda constante até os 35 anos de idade e declina acentuadamente após esse período.

Portanto, podemos afirmar que, do ponto de vista médico, a idade ideal para engravidar é até os 35 anos. Sendo que, após essa idade, as mulheres correm mais riscos de não conseguirem engravidar.

Vale lembrar que, além da redução na quantidade de óvulos, também ocorre uma redução na qualidade do material genético das células germinativas femininas, promovendo um aumento no risco de malformações cromossômicas fetais e complicações durante a gravidez, tais como pré-eclâmpsia, prematuridade e diabetes gestacional.

Por isso, muitas mulheres acabam optando pelo congelamento de suas células germinativas (congelamento de óvulos).

Esse tratamento viabiliza a manutenção da fertilidade feminina por meio de tratamento hormonal seguido da captação dos óvulos.

O congelamento de óvulos deve ser abordado principalmente entre mulheres que têm cerca de 35 anos de idade, sem previsão de maternidade ao longo dos próximos anos.

obstetricia - idade para engravidar

Quais são as chances de engravidar em cada idade?

Antes de mais nada, independentemente da idade, é essencial considerar o atual estado de saúde da mulher. Muitas doenças e hábitos de vida podem vir a prejudicar a fertilidade feminina, tais como a endometriose e o tabagismo, por exemplo.

Considerando uma mulher saudável, que não possui doenças crônicas ou qualquer enfermidade que possa interferir na reserva ovariana, as chances de gravidez em cada faixa etária são:

  • Dos 26 aos 30 anos: 18 % de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 31 aos 35 anos: 15 % de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 36 aos 40 anos: 9 % de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 41 aos 42 anos: 4 % de chance por ciclo menstrual e
  • Dos 43 aos 45 anos: 0,2 % de chance por ciclo menstrual.

Portanto, caso esteja planejando engravidar, consulte um ginecologista obstetra para analisar sua saúde e conhecer os cuidados que devem ser tomados para engravidar de forma saudável.

A clínica BedMed está de portas abertas para ajuda-las no que for necessário!

planejando a futura gravidez





Deixe um comentário