Select language



O que é varicocele

Varicocele é o termo utilizado para definir a dilatação anormal dos vasos sanguíneos que drenam o sangue dos testículos (chamado de plexo pampiniforme) e é a principal causa de infertilidade masculina. Ela afeta cerca de 15% dos homens e representa, aproximadamente, 40% dos casos de infertilidade masculina.

O problema é mais comum no testículo esquerdo do que no direito, devido à anatomia do corpo masculino. No entanto, existem casos em que a varicocele é identificada em ambos os testículos.

É, na maioria dos casos, assintomática e, por isso, a grande maioria dos homens só descobre que possui o problema quando o casal busca o auxílio de um especialista para investigar as causas de uma possível infertilidade, após notarem dificuldades para obter a gestação de uma forma espontânea.

Como a varicocele afeta a fertilidade masculina?

Como a varicocele afeta a circulação sanguínea do plexo pampiniforme (veias testiculares), isso promove uma alteração na qualidade e na quantidade de gametas masculinos (espermatozoides), tornando-os, dessa forma, menos propensos a conseguirem encontrar o óvulo e, consequentemente, fertilizá-lo.

Em muitos casos, a enfermidade pode ser diagnosticada por um especialista em reprodução humana após a realização do exame físico completo, em local que possua iluminação e temperatura adequadas, visto que esses parâmetros auxiliam na correta identificação da dilatação venosa da região.

Contudo, independentemente da detecção da varicocele ao exame físico, é fundamental que o homem realize a coleta do espermograma para identificar possíveis alterações seminais.

O período de abstinência sexual preconizado antes da coleta do exame é de três a cinco dias. É previsto que, quanto mais grave for a dilatação das veias testiculares, pior será a quantidade e qualidade dos espermatozoides, porém isso nem sempre é verdade – alguns pacientes portadores de varicocele podem ter o espermograma completamente normal.

Por isso, para avaliar de forma completa o paciente, deve sempre ser realizada a avaliação clínica em conjunto com a análise dos exames subsidiários.

Além disso, apesar de poder interferir no potencial fértil do homem, a varicocele não afeta a potência sexual e nem mesmo a libido.

Quais são os tratamentos indicados para casos de infertilidade devido à varicocele?

Como, nos casos de varicocele, o principal fator que está impedindo que o casal consiga engravidar está relacionado diretamente aos espermatozoides, o especialista em reprodução humana poderá orientar alguns tratamentos específicos.

A indicação de tratamento deverá ser feita de forma individualizada, a partir da história clínica, exame físico e avaliação de exames complementares (espermograma e ultrassonografia da bolsa testicular).

Inseminação artificial

Os principais tipos de tratamentos preconizados nos casos de infertilidade de origem masculina devido à varicocele são:

  • Varicocelectomia (correção cirúrgica da varicocele): é uma microcirurgia realizada por meio de uma incisão na região subinguinal (bem abaixo da virilha). O paciente recebe anestesia geral e o procedimento leva em média cerca de 2 horas. A melhora dos parâmetros seminais é esperada nos primeiros seis meses após a realização da cirurgia.
  • Inseminação artificial: também chamada de inseminação intrauterina, ou IIU, o procedimento consiste na coleta dos espermatozoides do parceiro, por meio de masturbação, e a transferência deles diretamente na cavidade uterina da parceira, facilitando o encontro entre os gametas e, consequentemente, uma possível gestação. Mais indicado quando a qualidade dos espermatozoides é identificada como boa, mas em baixa quantidade.
  • FIV: a fertilização in vitro é um procedimento de reprodução assistida de alta complexidade aonde o encontro (fecundação) entre os gametas masculino e feminino ocorre em ambiente extrauterino (in vitro). Os embriões formados a partir dessa união são acompanhados até o dia em que serão transferidos para o útero da mãe. É o procedimento mais indicado para os casos mais graves de infertilidade masculina.

O tratamento ideal para o casal conseguir engravidar poderá ser indicado apenas por um especialista em reprodução humana.

Por isso, se um casal tenta engravidar há, aproximadamente, um ano e não obtém sucesso, é indicado buscar o auxílio de um profissional e averiguar o que pode estar afetando a fertilidade do casal.

Agendar




Deixe um comentário