Select language



O que é um mioma submucoso

Os miomas uterinos são tumores benignos ginecológicos mais frequentemente diagnosticados durante a realização de exames de rotina. São caracterizados como nódulos presentes na musculatura uterina, sendo que, quando são identificados na camada mais interna do útero, são denominados de miomas submucosos.

Também conhecidos como fibroides uterinos, os miomas desenvolvem-se a partir da proliferação acentuada de células do miométrio (tecido muscular liso do útero), formando nódulos no interior do útero. Essas lesões podem ser únicas ou múltiplas.

De acordo com os especialistas em Ginecologia, os miomas uterinos acometem cerca de 50% das mulheres que se encontram na faixa etária compreendida entre 30 a 50 anos de idade e estão frequentemente correlacionados com sangramentos vaginais que ocorrem fora do período menstrual, além de trazerem diversos outros incômodos para as pacientes.

Quais são os principais sintomas dos miomas uterinos?

Existem diversos casos nos quais as pacientes não apresentam indícios da existência dos miomas uterinos, sendo que eles são identificados apenas durante a realização de exames de rotina solicitados pelo ginecologista. No entanto, nos casos em que as pacientes apresentam sintomas, eles podem surgir como:

  • Sangramento menstrual intensificado;
  • Períodos menstruais mais longos do que o comum (mais de sete dias de menstruação);
  • Sangramentos atípicos durante o período menstrual, podendo conter coágulos;
  • Pressão ou desconforto na região pélvica;
  • Aumento na frequência das micções;
  • Constipação intestinal e gases;
  • Dores durante as relações sexuais.

Os sintomas podem variar a depender do número e da localização dos miomas uterinos. Por isso, sempre que a paciente apresentar algum dos sintomas relatados acima, é fundamental passar em avaliação com o ginecologista para poder determinar especificamente o que está acontecendo e qual é o melhor tipo de tratamento que deverá ser instituído.

Como o mioma submucoso é caracterizado?

Ele é caracterizado por ser um tumor benigno que é diagnosticado na camada muscular uterina, logo abaixo do tecido que reveste o interior do útero, chamado de endométrio.

Os miomas submucosos são os que mais causam sintomas, principalmente correlacionados com alterações no padrão do ciclo menstrual (aumento do fluxo ou da duração da menstruação), além de outros sintomas mais específicos, tais como a dificuldade em obter a gravidez de forma espontânea e maiores chances de apresentar abortos espontâneos. Isso acontece, pois os miomas submucosos alteram as características do endométrio e, dessa forma, prejudicam a implantação do embrião no interior da cavidade uterina.

O tratamento ideal do mioma submucoso pode variar de acordo com os sintomas referidos pela paciente e com os resultados obtidos nos exames solicitados pelo ginecologista. O tratamento preconizado geralmente é feito por meio de cirurgia.





Deixe um comentário