Select language

Saiu na Imprensa



Revista Moema & Campo Belo

_

Congelamento de óvulos – E se eu tiver mais de 38 anos?

O congelamento de óvulos pode ser indicado para mulheres que desejam preservar sua fertilidade por diversos motivos, entre eles mulheres diagnosticadas com câncer em risco de menopausa precoce decorrente do tratamento oncológico, ou mulheres com o desejo de postergar a maternidade.

As taxas de gravidez estão relacionadas à idade em que a mulher realizará o congelamento dos óvulos, mas não estão relacionadas à idade em que a mulher utilizará os óvulos para a gravidez. O ideal é que o congelamento de óvulos seja realizado até os 38 anos, quando as chances de sucesso são maiores, porém casos de sucesso já foram relatados em mulheres com até 44 anos.

Se uma mulher congelar os seus óvulos aos 35 anos e desejar utilizá-los para gravidez aos 40 anos, as suas chances de engravidar serão as mesmas que uma mulher de 35 anos, ou seja 50-65%, e não de 25-30%, taxas de gravidez em mulheres que procuram clínicas de reprodução humana aos 40 anos.

Embora não substitua o processo natural, mulheres que têm mais de 35 anos que desejem postergar a gravidez ou que ainda não encontraram o parceiro ideal são candidatas ideais para o método.

Texto escrito por: Dr. Giuliano Bedoschi





Os comentários estão fechados.