Select language
Blog


A evolução da gravidez 30ª a 34ª semana de gestação

Nessa fase, a gestante está entrando no oitavo mês de gravidez. A ansiedade pelo parto aumenta, mas o bebê continua se desenvolvendo e ganhando peso.

30ª semana de gestação

Ainda no sétimo mês de gestação, o bebê já possui cerca de 40 cm e pesa em média 1350 g. O cérebro continua se desenvolvendo e formando as ligações neuronais. Inicia-se a produção de glóbulos brancos pela medula óssea.

O lanugo começa a cair e o cabelo torna-se mais evidente. As pálpebras abrem e fecham e a pele torna-se menos enrugada. O esqueleto endurece, enquanto os órgãos continuam a se desenvolver.

É comum que, na 30ª semana de gestação, o bebê mude de posição e fique de cabeça para baixo (apresentação cefálica), em direção à pélvis materna.

31ª semana de gestação

Nessa semana inicia-se o oitavo mês de gravidez. O bebê está com aproximadamente 41 cm e 1500 g. O cérebro apresenta um desenvolvimento rápido na 31ª semana, expandindo o número de células nervosas.

É nessa semana que a íris se torna colorida, mas a cor definitiva dos olhos do bebê só será confirmada entre 3 a 6 meses após o nascimento. Devido ao espaço limitado dentro do útero, o bebê se encolhe e dobra as pernas, na conhecida posição fetal.

32ª semana de gestação

O bebê possui cerca de 42 cm e pesa 1700 g, sendo que o aumento de peso será de aproximadamente 200 g por semana. Ele já está bastante proporcional e a limitação do espaço no útero faz com que os movimentos fiquem mais restritos.

O paladar está apurado, sendo que o bebê é capaz de distinguir gostos doces e ácidos. Os demais sentidos também estão bastante desenvolvidos.

O sistema imunológico está em formação, enquanto os pulmões estão sendo exercitados, com ações de inspiração e expiração.

Para a mãe, essa é uma fase na qual a barriga já está grande, sendo necessário usar roupas mais confortáveis. Os seios também podem ter aumentado de volume, devido à multiplicação das glândulas mamárias. Nesse período é importante atentar-se aos conselhos do médico obstetra para preparar-se para a amamentação.

segurança na hora do parto

33ª semana de gestação

Nessa semana, o bebê já tem cerca de 43 ou 44 cm e pesa 1900 g.

O crescimento da cabeça torna a circunferência craniana maior e o desenvolvimento do bebê volta-se para as atividades que serão exercidas após o nascimento. O bebê dorme boa parte do tempo. Ele continua a acumular gordura e a pele adquire um tom rosado.

Para a mãe, o aumento do peso, junto com a pressão exercida pelo útero, pode agravar o aparecimento de varizes, dificultar a circulação sanguínea nas pernas e causar inchaço na região dos tornozelos.

34ª semana de gestação

O bebê pesa entre 1900 a 2200 g e mede aproximadamente 44 cm. Ele continua ganhando peso, desenvolvendo o sistema imunológico e o cérebro.

Para as mães, o crescimento da barriga muda o centro gravitacional do corpo, alterando a postura. Com mudanças na região da bacia, podem ocorrer dores lombares, sendo necessária atenção ao peso e correção na postura. Indica-se ainda a hidratação da pele da barriga e dos seios, evitando o ressecamento.

A essa altura da gestação, os preparativos para a chegada do bebê já devem estar prontos ou a caminho, com definições correlacionadas ao parto, enxoval e aos pertences do bebê.

———-

Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez:

Agendar

 





Deixe um comentário