Select language
Blog


A evolução da gravidez 25ª a 29ª semana de gestação

Entre a 25ª e a 29ª semana, o bebê continua se desenvolvendo com bastante rapidez e ganhando peso. Com uma formação já praticamente completa dos órgãos e dos sistemas principais, ele começa a descobrir o mundo ainda na barriga da mamãe.

25ª semana de gestação

Na 25ª semana, o feto pesa entre 660 a 700 g e mede aproximadamente 35 cm. Nessa fase, os vasos sanguíneos do bebê estão se desenvolvendo e os pulmões já apresentam uma formação bastante completa, iniciando a produção de uma substância chamada surfactante – responsável pelo amadurecimento pulmonar.

Os dentes definitivos já estão desenvolvidos no interior da gengiva e só nascerão perto dos 6 anos de idade, período em que irão substituir os dentes de leite. As unhas continuam crescendo.

Nessa fase, o bebê já abre e fecha os olhos, começando a ter sensibilidade à luz.

26ª semana de gestação

Nessa semana, o bebê tem cerca de 36 cm e pesa entre 760 a 900 g. Ele consegue inspirar e expirar, iniciando os movimentos respiratórios primitivos. O pulso também sofre alterações conforme o feto reage aos sons e toques, acelerando os batimentos cardíacos.

O bebê está a aperfeiçoar diversas funções, tais como as atividades cerebrais e os movimentos respiratórios. Devido ao seu tamanho, ele já se sente um pouco apertado no útero, tornando os seus movimentos mais evidentes.

27ª semana de gestação

Na primeira semana do sétimo mês de gravidez, o feto mede aproximadamente 37 cm e pesa entre 870 a 1000 g. O cérebro continua crescendo e aprimorando o seu funcionamento, assim como os pulmões, que já são capazes de realizar a movimentação da musculatura diafragmática.

O bebê já tem as papilas gustativas desenvolvidas e em funcionamento. Nessa fase, os reflexos de sucção e deglutição evoluem, preparando-o para a amamentação.

28ª semana de gestação

Com aproximadamente 38 cm e 1000 g, o bebê continua a ganhar peso diariamente, formando uma camada de gordura sob a pele. A sua capacidade respiratória já está mais desenvolvida, permitindo que, caso haja um parto prematuro, as chances de sobrevivência sejam bastante superiores do que na semana anterior.

Devido ao espaço limitado, o bebê se mexe menos, mas a mãe deve continuar incentivando a movimentação por meio de massagens na barriga, música e conversas com o bebê.

Por conta do crescimento do bebê e pela pressão no diafragma, a mulher pode apresentar dificuldades respiratórias e mais cansaço. A retenção de líquidos continua, podendo causar inchaço em membros inferiores e surgimento de hemorróida.

29ª semana de gestação

Durante a 29ª semana de gravidez, o bebê mede aproximadamente 39 cm e possui cerca de 1150 g. Devido ao crescimento do cérebro e estímulo neuronal, ele já é capaz de controlar a respiração e a temperatura do corpo.

Os sentidos estão mais apurados, tornando o bebê sensível a sons, gostos, cheiros e à luz.

Para a mãe, indica-se a continuidade dos exercícios de Kegel para controle urinário e para promover uma melhora na tonicidade da musculatura do assoalho pélvico.

———-

Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez:

Agendar




Deixe um comentário