Select language
Blog


A evolução da gravidez 21ª a 24ª semana de gestação (1)

Nessa fase, após apresentar um ritmo acelerado de crescimento, o bebê já possui os cinco sentidos (paladar, olfato, visão, audição e tato) bem desenvolvidos, mantém um padrão homogêneo de ciclo sono/vigília, apresenta reflexos de deglutição e soluça.

Animada? Então veja como o seu bebê continua a crescer durante esse período da gravidez!

21ª semana de gestação

Com 21 semanas de vida, o bebê mede aproximadamente 26 cm e pesa entre 300 a 360 g. Os rins começam a produzir líquido amniótico, que até então era produzido pela placenta. Cílios e cabelos ganham mais evidência.

Nessa semana, o coração cresce e o ritmo cardíaco do bebê acelera. Sistemas muscular e nervoso continuam se desenvolvendo, dando mais agilidade aos movimentos. Nessa fase, o bebê já é capaz de realizar uma série de movimentos e reações, tais como: abrir os olhos, chupar o dedo, cobrir a face com as mãos, espreguiçar, dar pontapés, abrir a boca, além de ter reações aos movimentos da mãe e aos sons externos.

Devido ao peso da barriga, a mãe pode apresentar episódios de incontinência urinária durante essa fase, sendo que os exercícios de Kegel podem ajudar a fortalecer os músculos da região do assoalho pélvico, que terão um papel essencial no parto.

22ª semana de gestação

O bebê pesa aproximadamente 350 a 430 g. O cérebro tem um crescimento rápido, sendo que ele continuará se desenvolvendo até os cinco anos de idade.

Nessa semana, as pestanas e sobrancelhas estão formadas, as glândulas sudoríparas, que atuam na regulação da temperatura corporal, são distribuídas pelo corpo. Nos meninos, os testículos iniciam a descida da pélvis para a bolsa testicular e já produzem os primeiros espermatozoides.

Enquanto os sistemas nervoso, digestivo e circulatório continuam se desenvolvendo, os órgãos principais já funcionam, com exceção dos pulmões, que só estarão completamente maduros no momento do nascimento. Até lá, o oxigênio do bebê é fornecido pela circulação placentária.

23ª semana de gestação

Na 23ª semana, o bebê mede aproximadamente 29 cm e tem cerca de 500 g. Esse peso já proporciona bastante autonomia ao feto e quase todos os órgãos já estão formados, com exceção do pulmão, que ainda está amadurecendo.

É possível visualizar sob a pele do bebê os vasos sanguíneos, órgãos e ossos. O corpo também está mais proporcional. Nessa fase, o amadurecimento do ouvido interno permite a condução do som, fazendo com que ele possa reconhecer os sons internos, como batimento cardíaco e respiração.

Nessa etapa da gravidez a mãe pode se sentir mais sonolenta. Também são relatados casos de constipação intestinal crônica devido à diminuição da motilidade intestinal.

bedmed_616x50_oferta2_CTA

24ª semana de gestação

Nessa semana, o bebê mede cerca de 30 cm e pesa entre 540 a 600 g. Inicia-se o acúmulo de gordura sob a pele, fazendo com que o bebê ganhe mais contornos.

Os desenvolvimentos físico e mental continuam e ondas cerebrais começam a ativar os sistemas auditivo e visual. Caso já tenham escolhido um nome, é indicado conversar com o bebê usando o nome, pois ele já distingue as vozes de outros sons.

———-

Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez:

Agendar




2 comentários para “A evolução da gravidez: 21ª a 24ª semana de gestação”

  • Aloisia disse:

    eu gostei de ler as dicas .eu sou Aloisia eu eu quero muito ser mãe já fui ao ginecologista e a médica disse que tava tudo bem, em Setembro o meu período não desceu e os meus seios começaram a inchar e este meu de repente meu sangue desceu .eu me pergunto será que eu estive grávida? ?sendo que nunca fiquei sem ver período em nenhum mês

    • BedMed disse:

      Aloisia, é importante um auxílio médico para entender melhor a situação! Caso tenha interesse em agendar uma consulta, ligue para os telefones (11) 5044-1000 ou (11) 5531-3125 ou (11) 5532-1555! Atenciosamente, Equipe BedMed

Deixe um comentário