Select language
Blog


A evolução da gravidez 13ª a 16ª semana de gestação

A partir desse período completa-se o ciclo dos primeiros três meses de gravidez. Nessa fase da gestação, o risco de aborto espontâneo diminui consideravelmente e a maioria dos casais opta por contar a boa notícia para toda a família e amigos.

Veja como o bebê vai se desenvolver da 13ª a 16ª semana de gravidez.

13ª semana de gestação

O tamanho do bebê varia entre 65 a 78 mm e o seu peso gira em torno de 13 a 20 g. Nessa fase, ele já aprendeu a reconhecer e a responder aos estímulos externos, tais como as vibrações, sendo indicado colocar sons suaves para que ele sinta.

O pescoço do bebê já se fortalece e começa a dar suporte para os movimentos da cabeça. A face continua se desenvolvendo e delineando melhor o contorno do nariz e dos olhos. Os intestinos migram para a região abdominal e na língua começam a surgir as papilas gustativas.

bedmed_616x50_oferta2_CTA

14ª semana de gestação

O bebê continua crescendo e pode atingir um comprimento entre 80 a 93 mm, o que proporciona o aumento do volume uterino. O peso varia entre 25 a 43 g e os órgãos internos continuam a amadurecer.

Enquanto isso, o lanugo (fina camada de pelos) permanece em torno do corpo do bebê. Ele serve para proteger o contato frequente do corpo do bebê com o líquido amniótico e mantém a temperatura corporal enquanto não há formação da gordura.

Com o desenvolvimento do bebê, a produção de sangue aumenta, fazendo com que o ritmo cardíaco da mãe acelere para bombear mais sangue.

Nessa semana o bebê consegue realizar uma série de movimentos, tais como mexer os dedos das mãos e dos pés, joelhos, pulsos e pernas. Ele também começa a ensaiar os movimentos respiratórios.

15ª semana de gestação

Nessa semana da gestação o bebê está medindo entre 104 a 114 mm, com um peso aproximado de 50 a 70 g. O cabelo continua a crescer, os ossos se fortalecem conforme acumulam mais cálcio e finos vasos sanguíneos já irrigam sangue pelo corpo do bebê.

Com os ouvidos que continuam se desenvolvendo, o bebê começa a ouvir a voz da mãe e os batimentos cardíacos dela. Após o nascimento, colocar o bebê sobre o peito para que ele possa ouvir o coração é uma forma de acalmá-lo.

A mãe, devido ao tamanho crescente da barriga, pode encontrar dificuldades em achar uma posição confortável para dormir. Uma opção é colocar um travesseiro entre as pernas e dormir virada para o lado esquerdo.

É necessário ter cuidado com a alimentação, sendo fundamental aumentar a ingesta de frutas e legumes, além de ingerir bastante água durante o dia. As mudanças hormonais podem tornar a pele seca ou oleosa, sendo indicado o uso de cremes e óleos para minimizar esses efeitos.

16ª semana de gestação

O bebê não cresceu tanto desde a última semana, sendo que seu comprimento varia entre 108 a 116 mm e seu peso entre 80 a 100 g.

Com a evolução do desenvolvimento cerebral, o bebê consegue coordenar melhor os movimentos, como fechar e abrir as mãos e esticar as pernas. Os braços e as pernas do bebê já estão completamente desenvolvidos e as suas articulações já funcionam.

O feto consegue sentir as carícias feitas na barriga da mãe, sendo que deitada, às vezes, é possível sentir a sua movimentação. Nessa fase, o bebê sente as emoções vividas pela mãe, pois os hormônios produzidos pela mãe atravessam a placenta e chegam ao sistema do bebê.

Portanto, mesmo que esteja exausta e sensibilizada devido às alterações hormonais, tente manter-se calma!

———-

Confira os outros artigos sobre a Evolução da Gravidez:

Agendar




Deixe um comentário