Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Quais são os tipos de endometriose?

Imagem de mulher segurando um útero

A endometriose pode se apresentar sob diferentes tipos, cada um com características e impactos distintos na saúde da mulher

A endometriose é uma condição médica complexa e muitas vezes debilitante, que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Essa doença ocorre quando o tecido que normalmente reveste o interior do útero, conhecido como endométrio, começa a crescer fora do útero. Esse crescimento pode ocorrer em locais, como os ovários, as tubas uterinas e até mesmo em órgãos distantes, como o intestino e a bexiga.

820x120-guia-completo-da-endometriose

De acordo com estatísticas mundiais, a endometriose afeta cerca de 10 a 15% da população mundial feminina, sendo muito mais prevalente entre as pacientes que apresentam quadro de infertilidade conjugal. Embora muitas pessoas saibam o que é endometriose, nem todas sabem que existem diferentes tipos de endometriose.

Ao longo deste artigo vamos falar mais sobre os tipos de endometriose, como tratar essa condição e sua relação com a infertilidade. Continue a leitura.

Tipos de endometriose

Quais são os tipos de endometriose?

Os tipos de endometriose podem ser classificados com base na localização e extensão do tecido endometrial anormal fora do útero. Os principais são:

Endometriose superficial

Neste tipo, pequenos implantes de tecido endometrial crescem na parte externa dos órgãos pélvicos, como os ovários, as tubas uterinas, a superfície do útero, os ligamentos uterossacros e a bexiga. Esses implantes geralmente não são profundos e podem ser removidos cirurgicamente.

Endometriose ovariana

Outro tipo de endometriose, a ovariana, também é conhecida como endometrioma. Ela ocorre quando o tecido endometrial se desenvolve no interior dos ovários, o que pode levar à formação de cistos com um líquido escuro (coloração achocolatada).

Endometriose profunda

Forma mais grave de endometriose, que envolve a penetração profunda do tecido endometrial anormal em órgãos adjacentes, como o reto, o intestino, a bexiga e a parede vaginal. A endometriose profunda pode causar sintomas graves, como dor durante as evacuações e relações sexuais, além de problemas digestivos e urinários.

Endometriose umbilical

Neste caso, o tecido endometrial cresce na região umbilical. Este tipo de endometriose pode ocorrer após procedimentos cirúrgicos abdominais anteriores, como cesáreas ou cirurgias ginecológicas, nos quais pequenos fragmentos de tecido endometrial podem ser acidentalmente implantados na região umbilical durante a cirurgia.

Os sintomas incluem dor na região do umbigo, que pode se intensificar durante o período menstrual, e presença de um nódulo ou caroço doloroso na região.

Endometriose inguinal

A endometriose inguinal é uma forma rara e atípica de endometriose, na qual o tecido endometrial anormal se desenvolve na região da virilha. Essa condição é incomum e pode ser desafiadora de diagnosticar, pois os sintomas podem ser confundidos com outras condições, como hérnias inguinais.

Seus sintomas podem incluir dor na virilha, especialmente durante o período menstrual, inchaço e desconforto ao mover-se.

Quero agendar consulta na BedMed!

Como tratar a endometriose?

O tratamento dos tipos de endometriose depende da gravidade dos sintomas, da idade da paciente, dos planos de gravidez e de outros fatores individuais. Existem várias opções de tratamento disponíveis, e muitas vezes uma abordagem combinada é utilizada. Algumas opções de tratamento são:

  • Analgésicos e anti-inflamatórios para reduzir a inflamação e a dor;
  • Terapia hormonal;
  • Cirurgia para remover ou destruir o tecido endometrial fora do útero, ou para casos mais graves, a remoção do útero (histerectomia).

É importante continuar a monitorar todos os tipos de endometriose, mesmo após o tratamento bem-sucedido, para garantir que os sintomas não retornem.

Qual é a relação da endometriose com a fertilidade?

A relação entre endometriose e fertilidade varia de acordo com a gravidade da doença, os tipos de endometriose e fatores individuais. O crescimento anormal de tecido endometrial fora do útero pode causar obstrução das tubas uterinas, diminuição da reserva ovariana, inflamação crônica, distorções anatômicas e produção de substâncias prejudiciais para a implantação embrionária, fatores que dificultam a concepção.

 

Com o tratamento adequado, incluindo cirurgia, terapia hormonal e acompanhamento médico especializado, muitas mulheres com endometriose podem superar os desafios associados à fertilidade e realizar o sonho de ter filhos.

As clínicas de Reprodução Humana Assistida contam com especialistas em fertilidade, que podem realizar avaliações detalhadas da saúde reprodutiva da paciente, adaptando os tratamentos às necessidades individuais.

Existe uma variedade de tratamentos, de baixa e alta complexidade, que podem aumentar as chances de ada mulher engravidar. Para saber mais sobre a endometriose e como driblar os problemas que ela pode causar na hora da concepção, entre em contato com a clínica BedMed.

Agendar uma consulta na BedMed!

Fontes:

Clínica BedMed

Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA)

Endometriosis Foundation of America

 

Tire suas dúvidas ou agende uma consulta pelo whatsapp

(11) 91934-1697