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Cuidados do pré-natal no verão | BedMed

O verão é a estação mais quente do ano e também é sinônimo de férias, diversão e calor, porém, para as gestantes, isso significa que elas precisam ter a atenção redobrada!

Os médicos obstetras da clínica BedMed recomendam alguns cuidados adicionais durante o verão para evitar inchaços, melhorar a pressão arterial e impedir o progresso de outras complicações gestacionais.

Os principais problemas enfrentados pelas gestantes ao longo do verão são:

  • Inchaços nos membros, principalmente nos inferiores;
  • Oscilações da pressão arterial – com uma tendência maior à hipotensão;
  • Surgimento de manchas na pele;
  • Infecção pelo Zika vírus.

O principal objetivo desse texto é orientar quais medidas preventivas devem ser introduzidas no intuito de evitar essas possíveis complicações.

Principais cuidados da gestante no verão

As situações mencionadas anteriormente podem acometer qualquer gestante, independente da estação do ano. Contudo, devido às altas temperaturas, elas podem se agravar no verão.

Portanto, a fim de evitar ou amenizar esses sintomas, saiba mais sobre os cuidados de pré-natal essenciais no verão:

Consuma muito líquido

Apesar de já ser uma recomendação geral de ginecologistas obstetras em todas as gestações, o consumo de líquidos ganha ainda mais importância na estação mais quente do ano. Além de ajudar a repor o que é perdido na transpiração, a água é essencial para a manutenção do líquido amniótico, que é a substância que envolve o bebê ao longo da gestação, protegendo-o de infecções e traumas e sendo uma das principais responsáveis pela formação dos pulmões.

Além disso, manter o organismo hidratado auxilia no controle da pressão arterial. Uma pessoa em condições normais deve ingerir ao menos 2 litros de água diariamente.

Para uma gestante, esse número deve ser ainda maior. Vale lembrar que essa quantidade leva em consideração as sopas, sucos e frutas consumidos durante o dia.

Dica: A gestante deve carregar sempre uma garrafinha de água em sua bolsa.

Pratique atividades físicas moderadamente

A prática de exercícios físicos é uma ótima aliada da gestante, pois, além de melhorar a disposição, estimula a circulação sanguínea, evitando inchaços.

Médicos ginecologistas obstetras indicam atividades realizadas dentro da água, visto que o peso da barriga não sobrecarrega a gestante e diminui o impacto sobre as articulações na hora de realizar os exercícios. Contudo, a melhor atividade deve ser aquela em que a gestante se sinta bem e confortável.

Dica: A qualquer sinal de cansaço, falta de ar ou dor, o exercício deve ser interrompido.

Use protetor solar

Ao longo da gravidez o organismo feminino passa por diversas modificações hormonais (aumento do hormônio melanotrófico, por exemplo) que alteram a textura e pigmentação da pele, podendo causar manchas – os famosos cloasmas. Devido a isso, o cuidado com a pele deve ser muito maior neste período de altas temperaturas.

Dica: Use protetor solar diariamente, com fator de proteção igual ou superior a 30, e evite exposição ao Sol entre 10h e 16h.

Use repelente

Devido à epidemia do Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que as gestantes tenham maior cuidado ao longo do pré-natal, principalmente no primeiro trimestre, período em que ocorre a formação morfológica do bebê.

Dica: Além de um acompanhamento de pré-natal intensificado, a gestante deve evitar áreas de risco, utilizar roupas com mangas mais longas e aplicar repelente com frequência – os mais recomendados são aqueles que contêm Icaridina ou DEET entre 10-50% em sua composição.





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