Select language



Chances de gravidez em cada idade

Quando um casal apresenta dificuldades para engravidar, uma das considerações fundamentais a ser levada em conta é a idade da mulher.

É bastante comum ouvir especialistas em reprodução humana falarem que a idade influencia diretamente no potencial fértil feminino. Entenda melhor como a idade feminina pode afetar as chances de gravidez.

Como a idade afeta a fertilidade feminina?

Diferentemente dos homens, que mantém uma constante produção de gametas (espermatozoides), as mulheres já nascem com uma quantidade de óvulos, chamada de reserva ovariana.

Com o decorrer do tempo, essa reserva vai diminuindo gradativamente, sofrendo uma queda acentuada após os 35 anos, até chegar na menopausa (aproximadamente aos 51 anos), caracterizada pela perda de função ovulatória e, consequentemente, da fertilidade feminina.

Para que ocorra uma gravidez e, também, para que um tratamento de reprodução humana seja bem-sucedido, é muito importante que a mulher apresente uma boa reserva ovariana, visto que, quanto mais óvulos disponíveis para a coleta durante a FIV, maior será o número de embriões formados e maiores serão as chances de termos embriões de boa qualidade ao final do tratamento.

Isso aumenta diretamente as chances de sucesso do tratamento. Como o número de óvulos diminui com a idade, especialmente após os 35 anos, os tratamentos de reprodução assistida apresentam taxas menores de sucesso.

Além disso, os óvulos presentes nos ovários após os 35 anos podem apresentar qualidade comprometida e as taxas de aneuploidia (alterações cromossômicas) dos embriões aumentam significativamente.

Isso reduz as taxas de sucesso do tratamento de maneira significativa.

Outro fator importante que deve ser considerado é o aumento da prevalência de doenças ginecológicas que diminuem a fertilidade.

Miomas uterinos, pólipos e endometriose comumente afetam mulheres com mais de 30 anos. Essas condições ginecológicas podem comprometer as chances de sucesso do casal.

chances de gravidez por idade feminina

Qual a probabilidade de gravidez em cada idade?

De acordo com médicos especialistas em reprodução assistida, devido à queda da reserva ovariana no decorrer da vida fértil, as chances de gravidez em cada idade podem ser divididas em grupos de faixa etária. São eles:

  • Entre 25 e 30 anos: 18% de chances de gravidez por mês, o que representa 85% de chances de engravidar durante um período de 12 meses;
  • Entre os 31 e 35 anos: 15% de probabilidade de engravidar a cada mês de tentativa, 80% de chance de gravidez dentro de um ano;
  • Entre 36 e 40 anos: 9% de chances de engravidar dentro de um mês e 50% de probabilidade de engravidar em um ano;
  • Entre 41 e 42 anos: 4% de chances de engravidar por mês, 20% de chances ao ano, e
  • Entre 43 e 45 anos: 0,2% de probabilidade de gravidez dentro de um mês de tentativa, o que representa 1% de chance de engravidar ao longo de um ano.

Para cada caso, especificamente, existem opções de tratamentos de reprodução humana, que vão desde o coito programado, no qual o especialista estimula a ovulação de um maior número de folículos da mulher e indica o período ideal para o casal ter relações, até mesmo técnicas de alta complexidade, tais como a fertilização in vitro.

Agendar




Deixe um comentário