Select language



Médico ginecologista dá dicas para aliviar os sintomas da TPM | BedMed

Médico ginecologista dá dicas para aliviar os conhecidos sintomas da TPM: Dores de cabeça, inchaço, variações de humor, dores nas pernas e nos seios, entre outros, são alguns dos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual, mais conhecida como Tensão Pré-Menstrual (TPM). A TPM atinge grande parte das mulheres em idade fértil e deve ser tratada de forma adequada, pois pode interferir no bem-estar da mulher. Essas alterações físicas e emocionais variam de intensidade e podem se agravar. A procura pelo médico deve acontecer quando esses sintomas atrapalharem sua rotina e piorarem a sua qualidade de vida.

Além de tratamentos medicamentosos, dependendo do quadro da paciente, o médico deve orientar algumas mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida que podem ajudar a melhorar os sintomas da TPM. Vamos descobrir algumas delas?

A realização de atividade física regular diminui alguns dos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual, tais como a irritabilidade e a freqüência dos episódios de cólicas. As alterações dos hábitos alimentares devem incluir a redução da ingestão de sal e alimentos ricos em sódio, como embutidos e defumados, por exemplo.

Uma orientação dietética importante para combater os sintomas da Síndrome Pré-Menstrual é a manutenção da ingesta hídrica abundante. A ingesta adequada de água é fundamental para o bom funcionamento de seu corpo. Além disso, evite o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas ricas em cafeína, tais como café, refrigerantes e chá mate.

Para garantir o bom funcionamento de seu intestino, coma sempre alimentos ricos em fibras, como frutas, cereais integrais e hortaliças. Além disso, alimentos muito gordurosos e ricos em açúcar também devem ser evitados. Se ficar com vontade de comer um doce, escolha uma salada de frutas, uma banana com canela, ou ainda um iogurte.

Algumas dicas de alimentos:
– Azeite de oliva, óleo de canola, abacate, frutas oleaginosas, sementes como girassol e gergelim, milho, e gema de ovo são alimentos ricos em vitamina E, que ajuda a controlar a irritabilidade, ansiedade e até sintomas depressivos desenvolvidos pela TPM.

– Iogurte, leite, queijos, leguminosas (feijão, ervilha, grão de bico, lentilha), frutas oleaginosas (nozes), grãos integrais, salmão, sardinha, sementes, e verduras verde-escuras (couve, brócolis) são alimentos ricos em cálcio, que alivia desconfortos e dores, além das variações de humor.

– Laranja, mexerica, limão, tomate, goiaba, acerola, e melão, são boas fontes de vitamina C, que combate o cansaço e indisposição.

Leite, banana, abacaxi, feijões, e nozes. O triptofano presente nestes alimentos está relacionado com a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

– Sardinha, atum, salmão, semente de linhaça, e algas. Aposte nestes alimentos que contém ômega 3, um nutriente antioxidante para combater dores e melhorar o humor.

O poder do complexo B
Um estudo recente, publicado na revista American Journal of Clinical Nutrition, aponta a vitamina B como uma das substâncias que mais auxiliam no alívio de cólicas, dores de cabeça, náuseas e irritabilidade. As vitaminas B1, B2 e B6 são as principais responsáveis de acordo com o estudo. Entretanto, o consumo dessas vitaminas não deve ocorrer somente durante o período de TPM. Consuma leguminosas, nozes, gema de ovo, banana e vegetais de folhas verdes durante todos os dias da semana, pois eles são ricos nas vitaminas do complexo B.

Capriche na alimentação, sua saúde agradece!





2 comentários para “Médico ginecologista dá dicas para aliviar os sintomas da TPM”

Deixe um comentário