Select language



AIDS

A AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma enfermidade causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que afeta o sistema imunológico da pessoa que o contraiu, mais especificamente a produção dos linfócitos T CD4+, provocando alterações no mecanismo de defesa do corpo.

Ser portador do vírus HIV não significa necessariamente ter AIDS. Existem pacientes soropositivos (portadores do vírus HIV) que vivem anos sem apresentar sintomas e não chegam a desenvolver a doença (AIDS), mas, mesmo assim, podem transmitir o vírus a outras pessoas por meio de relação sexual desprotegida, pelo contato com sangue contaminado ou pela transmissão vertical de mãe para filho durante a gestação, parto ou aleitamento materno.

Vale lembrar que abraços, beijos ou outras demonstrações de carinho não são capazes de transmitir o vírus HIV.

O Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro, é importante para que todos possam refletir sobre solidariedade e amor ao próximo, rever a postura em relação às pessoas soropositivas e também para informar-se a respeito da doença e de como ela pode ser evitada.

Os principais problemas enfrentados pela luta contra a AIDS ainda são o preconceito e a falta de informação com relação à doença.

Quebre essa barreira e faça o teste, afinal, o mais importante é se proteger e proteger quem você ama.





Deixe um comentário