Select language
Blog


A evolução da gravidez 1ª a 4ª semana de gestação

Ao diagnosticar a gravidez ou durante o planejamento da mesma, a mulher busca informações a respeito das modificações fisiológicas que ocorrem em seu organismo, bem como quais são as fases de desenvolvimento fetal. A seguir, vamos detalhar as modificações que ocorrem durante as primeiras quatro semanas de gestação. Acompanhe o nosso Blog e saiba mais sobre cada etapa da formação do bebê.

1ª semana de gestação

Como é difícil determinar com exatidão o momento em que ocorreu a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, convencionou-se determinar a contagem das semanas da gestação a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher.

Existe uma relação clara entre o ciclo menstrual e a gravidez. Normalmente, nos casos em que os ciclos menstruais são regulares (intervalo entre as menstruações de cerca de 28 dias), o óvulo maduro é liberado para as tubas uterinas por volta do 14° dia, sendo essa a fase em que há maiores chances para a obtenção da gravidez. Entretanto, quando não ocorre o processo de fecundação, vem à menstruação.

Portanto, podemos afirmar que as principais modificações que ocorrem no organismo da mulher são:

  • Alteração no padrão do endométrio (camada de revestimento interna do útero);
  • Crescimento e amadurecimento do folículo ovariano;
  • Desprendimento do óvulo após o completo amadurecimento oocitário;
  • O folículo ovariano que liberou o óvulo transforma-se em corpo lúteo.

CTA-E-book-Planejamento

 

 

2ª semana de gestação

Caso ocorra a fertilização do óvulo, seu núcleo funde-se ao núcleo do espermatozoide em cerca de 24 horas, dando origem ao zigoto. Ele possui o material genético tanto da mãe quanto do pai, que determinarão as principais características do bebê no futuro, tais como o sexo, estatura, cor dos olhos e do cabelo.

Ainda que na ejaculação o homem libere milhões de espermatozoides, poucos atingem as tubas uterinas, onde está o óvulo. Quando um espermatozoide consegue penetrar a zona pelúcida, membrana de proteção do óvulo, ela se fecha, impedindo a fecundação do óvulo por outros espermatozóides.

Com esse processo concluído, a mulher está de fato grávida.

3ª semana de gestação

Na terceira semana de gestação, datada a partir da data da última menstruação, o embrião ainda tem apenas uma semana de desenvolvimento. É nessa fase que se inicia a divisão do zigoto.

A divisão do zigoto, que é uma célula única, ocorre de forma múltipla, indo para 2 células, 4 células, 8 células e etc., conforme o progredir dos dias. Esse conjunto de células, que pode chegar a 200 em seis dias, é chamado de blastocisto. Essas células darão origem aos diferentes tecidos embrionários, tais como a massa celular interna (corpo do embrião), placenta e cordão umbilical.

Enquanto ocorre a divisão celular, o blastocisto desce pelas tubas uterinas em direção ao corpo do útero, no qual irá se implantar posteriormente. Essa fase de migração do embrião até o interior do corpo do útero dura cerca de sete dias.

4ª semana de gestação

Com quatro semanas de gestação, o disco embrionário (massa celular interna) continua a crescer, sendo que as células externas do blastocisto irão formar a placenta, o cordão umbilical e as demais estruturas da gravidez.

A massa celular interna divide-se em três camadas:

  • Ectoderme: vai originar as estruturas do sistema nervoso central, pele e cabelo;
  • Mesoderme: origina os músculos, ossos, cartilagens, vasos sanguíneos e rins;
  • Endoderme: dará origem ao fígado, pâncreas, bexiga, glândula tireoide e paredes do trato gastrointestinal.

Entre a terceira e quarta semanas de gestação, a mulher pode notar a ausência da menstruação e identificar os primeiros sintomas da gravidez, tais como náuseas matinais, aumento do volume e da sensibilidade mamária, cansaço, sono excessivo e mudanças de humor.

Caso haja a ausência de menstruação, indica-se a realização de um teste de gravidez. Após a confirmação do teste, orienta-se a procurar por um médico obstetra para iniciar o seguimento pré-natal.

Agendar




Deixe um comentário